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Título: WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação
Autor: Serafim, Maria Giulia Maia
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0667725413041028
Orientador: Burégio, Vanilson André de Arruda
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3518416272921878
Palavras-chave: Acessibilidade digital;Gamificação;Design thinking;Plataforma digital;Sites da Web;Educação
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: SERAFIM, Maria Giulia Maia. WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: In the digital age, web accessibility is a growing concern, aiming to ensure that everyone can fully enjoy online resources. However, this concern is often not prioritized in software projects due to a lack of basic knowledge on how to implement it. This work addresses the research problem: How to facilitate understanding of the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG)? To solve it, Design Thinking was adopted as the methodology. Based on this methodology and aiming to solve the identified problem, an innovative solution was proposed: an educational platform that not only teaches these guidelines but does so in an engaging and motivating way through gamification.
Resumo: Na era digital, a acessibilidade web é uma preocupação crescente, visando garantir que todos possam desfrutar plenamente dos recursos online. No entanto, essa preocupação muitas vezes não é priorizada nos projetos de software, devido à falta de conhecimento básico sobre como implementá-la. Este trabalho aborda o problema de pesquisa: Como facilitar o entendimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? Para solucioná-lo, foi adotado o Design Thinking como metodologia. Com base nessa metodologia e com o objetivo de resolver o problema identificado, foi proposta uma solução inovadora: uma plataforma educativa que não apenas ensina essas diretrizes, mas o faz de maneira envolvente e motivadora por meio da gamificação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5841
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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