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Título: Analisando a presença feminina no Ensino Superior em Tecnologia no Brasil ao longo dos anos de 2013 a 2022
Autor: Ramos, Giuliane Benjamim de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6421196285147828
Orientador: Alencar, Andrêza Leite de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6060587704569605
Co-orientador : Furtado, Ana Paula Carvalho Cavalcanti
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/5862330768739698
Palavras-chave: Mulheres no ensino superior;Mulheres na tecnologia;Estatística;Tecnologia da informação
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: RAMOS, Giuliane Benjamim de Oliveira. Analisando a presença feminina no Ensino Superior em Tecnologia no Brasil ao longo dos anos de 2013 a 2022. 2024. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Masculine stigma, low family encouragement, and lack of representation are the main factors that justify the underrepresentation of women in the technology field. Therefore, this paper aims to highlight the current female landscape in Information Technology (IT) higher education courses in Brazil. To achieve this purpose, a literature review and analysis of microdata from the Higher Education Census from 2013 to 2022, provided by the National Institute for Educational Studies and Research An´ısio Teixeira (INEP), were conducted. The analysis shows significantly low female representation in higher education technology courses over the analyzed period - female enrollments do not exceed 17%, the completion rate averages 15%, and the Southeast region has the highest number of female representatives in IT courses, with São Paulo standing out. However, a trend of increase can be observed in the last two years.
Resumo: Estigma masculino, baixo incentivo familiar, pouca representatividade, esses são os principais fatores que justificam a sub-representação feminina na área de tecnologia. Sendo assim, o presente trabalho visa evidenciar o atual panorama feminino nos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Para alcançar esse propósito, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos microdados referentes ao Censo da Educação Superior no período de 2013 a 2022, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A análise mostra uma representatividade feminina significativamente baixa nos cursos superiores de tecnologia. Ao longo do período analisado - os ingressos femininos não chegam a 17%, o índice de conclusão é em média de 15% e o Sudeste é a região com o maior número de representantes femininas nos cursos de TI, com destaque para São Paulo. Entretanto, uma tendência de aumento pode ser observada nos últimos dois anos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5833
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