Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5806
Título: Comportamento sedentário e sua relação com o desempenho acadêmico: uma revisão narrativa da literatura
Autor: Joaquim, Marcos Emmanuel Miranda
Orientador: Lima, Anna Myrna Jaguaribe de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6743434574905339
Palavras-chave: Estudantes;Comportamento sedentário;Rendimento escolar
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: JOAQUIM, Marcos Emmanuel Miranda. Comportamento sedentário e sua relação com o desempenho acadêmico: uma revisão narrativa da literatura. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introduction: Sedentary behavior can be understood as any activity carried out while sitting or lying down, which does not significantly increase energy expenditure beyond resting levels, while academic performance can be understood as the degree of knowledge and the development of abilities of an individual in the course of a given educational level. Objective: In this sense, the objective of this work is to carry out a literature review on the influence of sedentary behavior on students' academic performance. Methodology: In this way, the bibliographic research method was carried out on the Scielo, Pubmed and Google Scholar platforms, between the months of October and November 2023. Using the following key words: “sedentary behavior” AND “academic performance”; “Sedentary Behavior” AND “Academic Performance” AND “Students”. Results: A total of 14 works were found, 13 articles and 1 doctoral thesis, where 1 article was found in the Scielo database, 1 doctoral thesis was found in the Google Scholar database and 1 doctoral thesis was found in the Scielo database. Pubmed 12 articles were found, based on the categorization criteria, analysis of titles and abstracts, 1 doctoral thesis from the Google Scholar database and 12 articles from the Pubmed database were defined. Conclusion: According to data analysis, it can be concluded that sedentary behavior can have a substantial negative impact on students' academic performance and that to combat the negative effects of sedentary behavior on academic performance, it is crucial to promote a lifestyle active and healthy among students.
Resumo: Introdução: Comportamento sedentário pode-se entender como qualquer atividade realizada enquanto se está sentado ou deitado, que não aumenta significativamente o gasto de energia além dos níveis de repouso, já o desempenho acadêmico pode ser compreendido como sendo o grau de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de um indivíduo no curso de um determinado nível educacional. Objetivo: Neste sentido o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre a influência do comportamento sedentário sobre o desempenho acadêmico dos estudantes. Metodologia: Dessa forma foi realizado o método da pesquisa bibliográfica nas plataformas da Scielo, Pubmed e Google Acadêmico, entre os meses de outubro a novembro de 2023. Utilizando as seguintes palavras chaves: “comportamento sedentário” AND “desempenho acadêmico”; “Comportamento Sedentário” AND “Desempenho Acadêmico” AND “Estudantes”. Resultados: Foram encontrados um total de 14 trabalhos, sendo 13 artigos e 1 tese de doutorado. Na base de dados Scielo foi encontrado 1 artigo, na base de dados do Google Acadêmico foi encontrado 1 tese de doutorado e na base de dados da Pubmed foram encontrados 12 artigos, a partir do critério de categorização, análise dos títulos e resumos, foram definidos 1 tese de doutorado da base de dados do Google Acadêmico e 12 artigos da base de dados da Pubmed.Conclusão: De acordo com a análise dos dados, pode-se concluir que o comportamento sedentário pode ter um impacto negativo substancial no desempenho acadêmico dos estudantes e que para combater os efeitos negativos do comportamento sedentário no desempenho acadêmico, é crucial promover um estilo de vida ativo e saudável entre os estudantes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5806
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marcosemmanuelmirandajoaquim.pdf491,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons