Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5805
Título: Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica
Autor: Souza, João Crisson de Andrade
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Natação;Metodologia de ensino;Educação física;Ensino superior
Data do documento: 11-Mar-2024
Citação: SOUZA, João Crisson de Andrade. Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica. 2024. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This study proposed a didactic-methodological approach to structure swimming classes in higher education, specifically for the Physical Education A – Swimming course at the Federal Rural University of Pernambuco. The exploratory research aimed to analyze the benefits of the swimming teaching methodology in students' education, going beyond the development of motor skills to promote health and social integration. The research method included a literature review and the implementation of action research. The literature review was conducted on platforms such as Scielo, Capes Periodicals Portal, and Lilacs, exploring articles, dissertations, and theses related to body culture, higher education, swimming, swimming teaching methodology, and sports pedagogy. The developed teaching program comprises 43 lessons covering topics related to adaptation to the aquatic environment, breathing, flotation, propulsion, Olympic turns, basic diving, aquatic play activities, and water games. All are grounded in the Swimming Teaching Methodology and the Critical Overcoming Approach to Physical Education Teaching. This study plays a significant role in enriching the academic education of students while enhancing swimming instruction in the university context at UFRPE.
Resumo: Este estudo propôs uma abordagem didático-metodológica para estruturar as aulas de natação no ensino superior, especificamente para a disciplina de Educação Física A – Natação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pesquisa exploratória objetivou analisar os benefícios das metodologias de ensino da natação na formação dos discentes, indo além do desenvolvimento de habilidades motoras promovendo saúde e a integração social. O método de pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e a implementação da pesquisa-ação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em plataformas como a Scielo, o Portal de Periódicos da Capes e a Lilacs, onde foram explorados artigos, dissertações e teses relacionados à cultura corporal, natação, natação no ensino superior, metodologia de ensino da natação, pedagogia do esporte. O programa de ensino desenvolvido compreende 43 planos de aulas que abordam temas referentes à adaptação ao meio líquido, respiração, flutuação, propulsão, virada olímpica, mergulho elementar e atividades lúdicas aquáticas, ambos fundamentados em Metodologias de Ensino da Natação e na Abordagem Crítico Superadora de Ensino da Educação Física. Este estudo mostrou desempenhar um papel significativo no enriquecimento da formação acadêmica dos discentes, ao mesmo tempo em que favorece o aprimoramento do ensino da natação no contexto universitário da UFRPE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5805
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joaocrissondeandradesouza.pdf458,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons