Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5803
Título: “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco
Autor: Alves, Mariana da Conceição
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9994777527111627
Orientador: Sousa, João Morais de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9057718684364301
Palavras-chave: Artes;Educação;Cidadania;Cultura popular
Data do documento: 26-Fev-2024
Citação: ALVES, Mariana da Conceição. “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This paper discussed the perspective given to art and the importance of the space of the Municipal School of Art João Pernambuco from the viewpoint of the people who bring life to this school, employees, and students. Considering the school in its role as a promoter of social inclusion and democratization of arts education contributing to citizenship formation, this work was realized through the conduct of an on-site qualitative research, employing participant observation, direct observation, and interviews. Among the findings of the research, it was evident that regarding the significance given to the relationship with art and the school space by the interviewees, the therapeutic view of the artistic environment, its connection with the religious aspect, and the sensitivity to awaken in them a broader and more critical view of social reality stood out. Besides professional achievement, the realization of dreams, and the enhancement of self-esteem
Resumo: Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5803
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marianadaconceicaoalves.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons