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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5766
Título: | Desenvolvimento de uma abordagem para o aprendizado de cultura gastronômica brasileira com utilização de game learning analytics para avaliação de sua efetividade |
Autor: | Farias, Caio Henrique de Souza |
Orientador: | Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0534822491953359 |
Palavras-chave: | Gastronomia;Culinária brasileira;Jogos educativos;Aprendizagem |
Data do documento: | 6-Mar-2024 |
Citação: | FARIAS, Caio Henrique de Souza. Desenvolvimento de uma abordagem para o aprendizado de cultura gastronômica brasileira com utilização de game learning analytics para avaliação de sua efetividade. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Exploring aspects of national gastronomic culture not only enriches understanding of a fundamental part of cultural identity, but also promotes the appreciation and preservation of culinary traditions. Given this scenario, it is necessary to seek effective methods to disseminate this knowledge, with educational games being one of the most promising strategies to achieve this objective. However, the effectiveness of these games is not always guaranteed in the teaching process. To evaluate this effectiveness, we propose the use of Game Learning Analytics, an approach that analyzes data that is collected during the player’s interaction with game elements. This study presents the development of a game that aims to serve as an approach to learning Brazilian gastronomic culture, while using Game Learning Analytics as an essential tool to measure and improve its educational effectiveness and Generative AI for generation of questions relating to educational objectives. This study obtained satisfactory results, demonstrating that the game developed was effective in improving players’ knowledge about the topic covered, with 93.7% of players presenting a Master or Leaner profile. |
Resumo: | Explorar os aspectos da cultura gastronômica nacional não apenas enriquece a compreensão de uma parte fundamental da identidade cultural, mas também promove a apreciação e preservação de tradição culinárias. Diante desse cenário, se faz necessário buscar métodos eficazes para disseminar esse conhecimento, sendo os jogos educacionais uma das estratégias mais promissoras para atingir este objetivo. Contudo, a efetividade desses jogos nem sempre é garantida no processo de ensino. Para avaliar essa eficácia, propõe-se a utilização do Game Learning Analytics, uma abordagem que analisa dados que são coletados durante a interação do jogador com os elementos do jogo. Neste estudo é apresentado o desenvolvimento de um jogo que tem como objetivo servir como uma abordagem para o aprendizado de cultura gastronômica brasileira, enquanto utiliza o Game Learning Analytics como ferramenta essencial para mensurar e aprimorar sua efetividade educacional e IA Generativa para a geração das perguntas referentes aos objetivos educacionais. Este estudo obteve resultados satisfatórios, demonstrando que o jogo desenvolvido se mostrou eficaz em aprimorar o conhecimento dos jogadores acerca do tema abordado, com 93.7% dos jogadores apresentando um perfil de Mestre ou Aprendiz. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5766 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede) |
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