Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5761
Título: Avaliação de aplicativos de Química: uma investigação através do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais
Autor: Oliveira, Vanessa Silva de
Orientador: Leite, Bruno Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
Palavras-chave: Química orgânica;Jogos no ensino de química;Jogos digitais;Aplicativos móveis;Avaliação
Data do documento: 1-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Vanessa Silva de. Avaliação de aplicativos de Química: uma investigação através do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The presence of Digital Information and Communication Technologies (DIT) in education has grown significantly over the years. This growth can be seen mainly in the frequent use of smartphones and tablets in the classroom, and in the number of applications (apps) for educational purposes available on digital platforms. For the teaching and learning of Chemistry, and specifically the subarea of organic chemistry, the contributions that help the understanding of this Science are unlimited, based on the visualization and interaction provided by the available applications. However, for a conscious and objective use of this tool, it is necessary that the teacher knows how to administer it in a structured way to achieve positive results in the students' learning process. Thus, the present work aims to develop a new model based on technical and pedagogical aspects, existing in evaluation models of Digital Educational Games (DEG) incorporating Bloom's Taxonomy, in addition to analyzing Organic Chemistry applications (Apps). available for free on the Google Play® platform. To achieve this, the methodological path consists of 4 steps: 1) Survey of organic chemistry applications available on Google Play® through the latent corpus; 2) Survey of models and evaluation instruments for educational digital games on the Google Scholar platform; 3) Development of a model for evaluating apps; 4) Analysis of chemistry applications found in the latent corpus, according to the model for evaluating the proposed applications. The results show that there is a diversity of organic chemistry applications, as well as JED assessment models, contributing to the development of the Educational Application Assessment Model (EAAM), composed of categories and requirements that make up technical and pedagogical aspects found and adapted from the DEG models analyzed. Furthermore, based on the EAAM produced, we analyzed Organic Chemistry applications, identifying characteristics that can be used in teaching chemistry, including: quiz characteristics, good technical functioning, levels of complexity in the content, among others. Finally, research indicates that EAAM has the potential to assist teachers in choosing applications available in application stores, given its focus on technical and pedagogical aspects that influence student learning, in addition to being able to be used for the construction of new applications in different areas, in addition to Chemistry teaching.
Resumo: A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, cresceu significativamente ao longo dos anos. É possível perceber tal crescimento principalmente no uso frequente de smartphones e tablets em sala de aula, e na quantidade aplicativos (apps) para fins educacionais disponíveis nas plataformas digitais. Para o ensino e aprendizagem de Química, e especificamente a subárea da Química Orgânica, é perceptível as contribuições que auxiliam a compreensão dessa Ciência, a partir da visualização e interação proporcionadas pelos aplicativos disponíveis. Contudo, para um uso consciente e objetivo dessa ferramenta, é necessário que o docente saiba administrá-lo de maneira estruturada para alcançar resultados positivos no processo de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem a finalidade de desenvolver um novo modelo baseado em aspectos técnicos e pedagógicos, existentes em modelos de avaliação de Jogos Educacionais Digitais (JED) incorporando a Taxonomia de Bloom, além de analisar os aplicativos (Apps) de Química Orgânica disponíveis gratuitamente na plataforma da Google Play. Para isso, o percurso metodológico consistiu em 4 etapas: 1) Levantamento sobre os apps de Química Orgânica disponíveis na Google Play através do corpus latente; 2) Levantamento de modelos e instrumentos de avaliação de jogos digitais educacionais na plataforma do Google Acadêmico; 3) Elaboração de um modelo para avaliação de apps; 4) Análise dos apps de química encontrados no corpus latente, segundo o modelo para avaliação de apps proposto. Os resultados mostram que existe uma diversidade de apps de Química Orgânica, assim como de modelos de avaliações dos JED, contribuindo para a elaboração do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais (MAAE), composto de categorias e requisitos que compõe aspectos técnicos e pedagógicos encontrados e adaptados dos modelos dos JED analisados. Além disso, a partir do MAAE produzido, analisamos apps de Química Orgânica identificando características que podem ser usadas no Ensino de química, entre elas: características de quiz, bom funcionamento técnico, níveis de complexidade nos conteúdos, entre outros. Por fim, a pesquisa indica que o MAAE tem o potencial de auxiliar os docentes na escolha dos apps disponíveis nas lojas de aplicativos, tendo em vista o seu olhar focado em aspectos técnicos e pedagógicos que influenciam na aprendizagem do estudante, além de poder ser usado para a construção de novos aplicativos de várias áreas, além do ensino de Química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5761
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vanessasilvadeoliveira.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons