Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/574
Título: Reação de cultivares da mamona a Alternaria ricini em condições de casa-de-vegetação
Autor: Peixoto, Cecília do Nascimento
Coelho, Rildo Sartori Barbosa
Palavras-chave: Mamona - Doenças e pragas;Mancha de alternaria;Mamona - inoculação
Data do documento: 1992
Citação: PEIXOTO, Cecília do Nascimento; COELHO, Rildo Sartori Barbosa. Reação de cultivares da mamona a Alternaria ricini em condições de casa-de-vegetação. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 247-252, 1992.
Abstract: Foi observado o comportamento de cultivares de mamona, inoculados com um isolado de Alternaria ricini obtido de sementes da cultivar Sipeal 28, procedente de Araripina-PE. O fungo foi cultivado em meio V3, durante dez dias sob luz contínua, seguido de cinco dias no escuro. A suspensão do inóculo foi preparada e ajustada para as concentrações de 5 x 103 e 1 x 104 conídios/ml, procedendo-se a inoculação por aspersão da parte aérea de seis cultivares de mamona, com 30 dias de idade. A avaliação foi efetuada com base em escala de notas (um a cinco), sete dias após a inoculação. Pelos resultados verificou-se existir diferença estatística quanto a reação das cultivares nas duas concentrações de inóculo utilizadas. sendo a concentração de 1 x 104 conídios/ml a mais adequada para o objetivo a que se propõe o trabalho. Na avaliação da resistência, as cultivares Rajada Clara e Sipeal 06 apresentaram-se como resistentes, enquanto Sipeal 28, Baianita e Amarela Irecê foram moderadamente resistentes e a cultivar Sangue de Boi suscetível.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/574
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_28.pdf247,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.