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Título: A propaganda da ditadura: o futebol como propulsor do milagre econômico
Autor: Cunha, João Victor Cruz
Orientador: Silva, Marcília Gama da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0090863442089957
Palavras-chave: Brasil - História - 1964-1985;Ditadura;Militarismo;Propaganda;Futebol;Desenvolvimento econômico
Data do documento: 1-Mar-2024
Citação: CUNHA, João Victor Cruz. A propaganda da ditadura: o futebol como propulsor do milagre econômico. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The path experienced by the Civil-military Dictatorship (1964-1985) in Brazil have a lot of nuances and issues debated in historiography. Within this theme, the military government, which lasted 21 years, experienced several protests and propaganda, favorable and unfavorable moments. We take football as a central aspect of the analysis of the military government between the years of 1968 and 1972, it is possible to perceive the sport as a fundamental element in understanding the propaganda and the ideological discourse constructed by the military around the political project, in this way the work of the Special Public Relations Advisory (SPRA), a government propaganda body, together with National Agency and de president, found in sport a possibility of spreading a good image and nationalist discourse favorable for the dictatorship.
Resumo: O caminho vivenciado pela Ditadura Civil-militar (1964-1985) no Brasil é repleto de nuances e questões debatidas na historiografia. Dentro desse molde, o governo militar, de duração de 21 anos, vivenciou diversas contestações e propagandas, momentos favoráveis e desfavoráveis. Tomamos o futebol como aspecto central da análise do governo militar entre os anos de 1968 e 1972, é possível perceber o esporte enquanto elemento fundamental à compreensão da propaganda e do discurso ideológico construído pelos militares em torno do seu projeto político, desse modo, o trabalho da Assessoria Especial de Relações públicas (AERP), órgão de propaganda do governo, junto a Agência Nacional e o presidente, encontrou no esporte uma possibilidade de espalhar uma boa imagem e discurso nacionalista favorável ao regime.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5732
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