Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5699
Título: | Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica |
Autor: | Lopes, Rafael de Figueiredo |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6589546984367592 |
Orientador: | Feitoza, Denise Santiago |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8210858320104868 |
Palavras-chave: | Arte;Educação;Tecnologia;Recursos audiovisuais;Mediação pedagógica |
Data do documento: | 30-Ago-2023 |
Citação: | LOPES, Rafael de Figueiredo. Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | This study addresses the use of audiovisual production as a pedagogical strategy in teaching the Art curriculum component in Basic Education. The study aims to discuss how the practice of audiovisual production in the school context can help to develop skills and contribute to the cultural and artistic formation of students, from the contextualization of cinema as a language in constant transformation; understanding the creative and experimental possibilities of audiovisual; and reflection on the role of art education in training subjects through the use of audiovisual production in the teaching and learning process. This is an exploratory bibliographic research, with a qualitative approach, in an interdisciplinary perspective, combining theoretical contributions from the fields of art education, cinema and cyberculture. Based on the results and discussions presented, it is considered that art education is fundamental in the integral formation of students, enabling the development of skills, competences and knowledge, as well as the socio-emotional development of the subjects. The approximation of cinema and audiovisual production with formal education, as a pedagogical strategy and form of knowledge, especially in public schools, can contribute to the democratization of arts culture and the appreciation of diversity, inclusion and social justice. |
Resumo: | A pesquisa aborda a utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica, no ensino do componente curricular Arte, na Educação Básica. O estudo tem como objetivo discutir como a prática da produção audiovisual no contexto escolar pode ajudar a desenvolver habilidades e contribuir na formação cultural e artística dos estudantes, a partir da contextualização do cinema como uma linguagem em constante transformação; da compreensão de possibilidades criativas e experimentais do audiovisual; e da reflexão do o papel da arte-educação na formação dos sujeitos pela utilização da produção audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, aliando aportes teóricos dos campos da arte-educação, cinema e cibercultura. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a arte-educação é fundamental na formação integral dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. A aproximação do cinema e da produção audiovisual com o ensino formal, enquanto estratégia pedagógica e forma de conhecimento, especialmente em escolas públicas, pode contribuir para a democratização da cultura das artes e a valorização da diversidade, inclusão e justiça social. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5699 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rafaeldefigueiredolopes.pdf | 304,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons