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Título: Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador
Autor: Ferreira, Adalberto Ribeiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1511373809509639
Orientador: Araújo Filho, Mironaldo Borges de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4535402164652924
Palavras-chave: Arte;Publicidade;Inovações tecnológicas;Inteligência artificial;Filmes publicitários;Percepção;Emoções
Data do documento: 25-Out-2023
Citação: FERREIRA, Adalberto Ribeiro. Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Brands and advertising have been reinventing themselves as attractive images that are present in the public's memory and have become part of their daily lives. To do so, they adopt a variety of techniques to stand out in the consumer's mind amidst the wealth of information available. The aim of this study was to establish a relationship between the concepts of technology, innovation and artificial intelligence and advertising art, and thus understand how the use of artificial intelligence interferes with the perception and emotions of viewers of advertising films. The methodology applied was descriptive with a qualitative-quantitative approach. The collection instrument was a questionnaire about advertising films, in order to ascertain the interviewees' perception of the use of artificial intelligence in these films. Three advertising films were analyzed, one of which was created entirely with the help of artificial intelligence, another partially created with the help of AI and a third, without any help from AI. The results of the study showed that in all three films, the majority of respondents were able to identify which films were created with AI and which were not created with AI.
Resumo: As marcas e a publicidade vêm se reinventando imagens atrativas e presentes na memória do público, tornando-se parte do seu cotidiano. Para tanto, adota diversas técnicas para se destacar na mente do consumidor, em meio a muitas informações disponíveis. O presente trabalho teve como objetivos, estabelecer uma relação de conceitos de tecnologia, inovação e inteligência artificial com a arte publicitária e assim compreender como o uso da inteligência artificial interfere na percepção e nas emoções dos espectadores de filmes publicitários. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário a respeito de filmes publicitários, a fim de apurar a percepção dos entrevistados sobre o uso da inteligência artificial nesses filmes. Foram analisados três filmes publicitários, sendo um deles criado totalmente com auxílio da inteligência artificial, outro criado parcialmente com o auxílio de IA e um terceiro, sem nenhum auxílio de IA. O estudo indicou com resultados que nos três filmes, a maior parcela dos entrevistados conseguiu identificar quais foram os filmes criados com IA e o que não foi criado com IA.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5698
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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