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Título: Agroecologia, movimento de transformação e transição de práticas: princípios agroecológicos para além da produção
Autor: Silva Neto, Manoel Joaquim da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8541311550732791
Orientador: Silva, José Nunes da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1731357666757671
Palavras-chave: Reforma agrária;Movimentos sociais rurais;Cooperativismo;Ecologia agrícola
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: SILVA NETO, Manoel Joaquim da. Agroecologia, movimento de transformação e transição de práticas: princípios agroecológicos para além da produção. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Considering the multidimensionality of agroecology (political, pedagogical, productive and social dimensions), from the perspective of building knowledge from territories, camps, settlements, quilombola communities and peripheries, I present this work, in the form of a memorial, to describe my trajectory in Bachelor's degree in Agroecology from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). It is organized into three parts, plus final considerations. In the first part I talk about myself, my origins until the arrival of a black man, son of a landless peasant, militant of the Landless Rural Workers Movement (MST), at the public university, on an undergraduate course. Then, in the second part of this memorial, I describe the main learnings and challenges experienced over these four years, in which we studied the structuring axes of the course: Knowing, diagnosing and planning, acting; and evaluate and systematize in the ethnoagroecosystem. In the third part I delve deeper into specific themes, seeking to link agroecology with agrarian reform and associations/cooperativism. These choices were made due to my militant experience in MST settlements and camps, but also due to the internships experienced throughout the course. Finally, I bring final considerations, emphasizing my role as an agroecologist in the world, highlighting potentialities and limitations for my future work. To write this memorial, I reviewed notes made throughout the course, in the study of different themes, territorial and semester immersion reports, as well as those from the Mandatory Supervised Internships (ESOs). Here there is a recovery of the memory of a hopeful professional, who believes in agroecology, agrarian reform and cooperativism to transform the world.
Resumo: Considerando a multidimensionalidade da agroecologia (dimensão política, pedagógica, produtiva e social), na perspectiva da construção do conhecimento a partir dos territórios, acampamentos, assentamentos, comunidades quilombolas e periferias, apresento esse trabalho, em forma de memorial, para descrever minha trajetória no Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele está organizado em três partes, mais as considerações finais. Na primeira parte falo sobre mim, minhas origens até a chegada de um homem negro, filho de camponês sem-terra, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), na universidade pública, num curso de graduação. Em seguida, na segunda parte desse memorial, descrevo os principais aprendizados e desafios vivenciados ao longo desses quatro anos, em que estudamos os eixos estruturadores do curso: Conhecer, diagnosticar e planejar, agir; e avaliar e sistematizar no etnoagroecossistema. Na terceira parte aprofundo temas específicos, buscando vincular a agroecologia com a reforma agrária e o associativismo/cooperativismo. Estas escolhas se deram pela minha vivência militante em assentamentos e acampamentos do MST, mas também pelos estágios vivenciados ao longo do curso. Por fim trago considerações finais, enfatizando o meu papel como agroecólogo no mundo, destacando potencialidades e limitações para minha atuação futura. Para redigir esse memorial revisei anotações feitas ao longo do curso, no estudo de diferentes temáticas, relatórios de imersões territoriais e de semestre, bem como aqueles dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESOs). Aqui há um resgate da memória de um profissional esperançoso, que acredita na agroecologia, reforma agrária e cooperativismo para transformar o mundo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5695
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

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