Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5690
Título: Águas que correm no Rio São Francisco: um mergulho nas memórias de Caroline Alves
Autor: Alves, Caroline da Silva
Orientador: Silva, José Nunes da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1731357666757671
Co-orientador : Aguiar, Maria Virgínia de Almeida
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4665749527709728
Palavras-chave: Ecologia agrícola;Agrobiodiversidade;Relação animal-planta;Quilombolas
Data do documento: 5-Mar-2024
Citação: ALVES, Caroline da Silva. Águas que correm no Rio São Francisco: um mergulho nas memórias de Caroline Alves. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: In this memorial I present reports of the most striking facts of my personal and academic journey, culminating in my achievement of a bachelor’s degree in Agroecology with an emphasis on Peasantry and Popular Education (BACEP) at the Federal Rural University of Pernambuco. In a descriptive way, I sought to portray my identity, origins, learning acquired during the course and plans for the future. To enrich this narrative, I used the “River of Time” tool, a timeline that highlights important moments and lessons learned along the way. The memorial is structured around thematic axes – Knowing, Planning, Acting and Evaluating – in which community and university experiences, immersions and internships are addressed. The experience enriched by the experiences during the course stands out, portraying the importance of traditional/ancestral knowledge and practices in the search for good living. In addition, the themes of Agrobiodiversity and animal husbandry are presented, serving as a guide for the internships carried out. Finally, the memorial aims to show my transformation, presenting a student educator capable of listening, understanding, analyzing and building together based on the present reality.
Resumo: Apresento neste memorial relatos dos fatos mais marcantes da minha jornada pessoal e acadêmica, culminando na chegada ao Bacharelado em Agroecologia com ênfase no Campesinato e Educação Popular (BACEP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. De forma descritiva, busquei retratar a minha identidade, origens, aprendizados adquiridos durante o curso e os planos para o futuro. Para enriquecer essa narrativa, utilizei a ferramenta “Rio do Tempo”, uma linha do tempo que destaca momentos importantes e lições aprendidas ao longo do percurso. O memorial é estruturado em eixos temáticos – Conhecer, Planejar, Agir e Avaliar – nos quais são abordadas as vivências comunidade e universidade, as imersões e estágios. Destaca-se a bagagem enriquecida pelas experiências vividas durante o curso, retrato a importância dos saberes e práticas tradicionais/ancestrais na busca do bem viver. Além disso, são apresentadas as temáticas da Agrobiodiversidade e criação animal, servindo como guia para os estágios realizados. Por fim, o memorial visa mostrar a minha transformação, apresentando uma educanda educadora capaz de ouvir, compreender, analisar e construir em conjunto a partir da realidade presente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5690
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carolinedasilvaalves.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons