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Título: Vivências e práticas agroecológicas: juventude do movimento sindical rural, semeando resistência e cultivando um mundo novo
Autor: Barros, Bruno José Marques de
Orientador: Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3816764037807462
Palavras-chave: Ecologia agrícola;Juventude rural;Trabalhadores rurais;Questão agrária;Política pública
Data do documento: 4-Mar-2024
Citação: BARROS, Bruno José Marques de. Vivências e práticas agroecológicas: juventude do movimento sindical rural, semeando resistência e cultivando um mundo novo. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This work aims to systematize my experiences and learnings in the Agroecology course at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). Accessing the records that were made during this period; reports, maps, photos, videos, podcasts, among others. You can carry out a chronological analysis, and with the support of the Seasonal Calendar, one of the Participatory Rural Diagnosis (DRP) tools. Highlight the themes that most resonate with my training as an educator, among the different spaces in which I had the opportunity to work. The Agrarian Question caught my attention due to the struggle and resistance movements for land. The second most relevant issue that stood out during the recollection was the participation and evolution in the youth movement of the Rural Workers' Union Movement (MSTTR). Upon joining the state commission, I participated in various activities from state to national level. During my participation, I realized the need to organize in order to access existing public policies, and to build new ones that provide the permanence and succession of rural men and women. , with dignity and quality of life. Identifying this need, I sought to study existing laws, policies and programs, in order to be able to appropriate and collaborate in these subjects' access to such policies.
Resumo: Este trabalho tem objetivo de sistematizar minhas vivências e aprendizados no curso de Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Acessando os registros que foram feitos durante esse período; relatórios, mapas, fotos, vídeos, podcasts, entre outros. Pode fazer uma análise cronológica, e com o apoio do Calendário Sazonal, umas das ferramentas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Destacar as temáticas que mais dialogam com minha trajetória de formação como educador, dentre os diferentes espaços que tive a oportunidade de atuar. A questão agrária me chamou muito atenção devido aos movimentos de luta e resistência pela terra. A segunda questão mais relevante que se destacou durante a rememora foi a participação e evolução no movimento de juventude do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Ao ingressar na comissão estadual participei de diversas atividades do nível estadual ao nacional, durante as participações percebe a necessidade de se organizar para poder acessar as políticas públicas existentes, e de se construir novas que proporcionem a permanência e sucessão do homem e da mulher do campo, com dignidade e qualidade de vida. Identificando essa necessidade, busquei estudar sobre leis, políticas e programas existentes, para poder me apropriar e colaborar no acesso desses sujeitos a tais políticas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5689
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

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