Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5679
Título: Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Laboratório de Microbiologia e Imunologia do Departamento de Biologia da UFRPE.
Autor: Silva, Esterfani Pereira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3144149210017027
Orientador: Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4629657233206289
Palavras-chave: Laboratórios biológicos;Microbiologia;Imunologia;Biotério;Programas de estágio
Data do documento: 19-Fev-2024
Citação: SILVA, Esterfani Pereira da. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Laboratório de Microbiologia e Imunologia do Departamento de Biologia da UFRPE. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) - Departamento de Zootecnia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumo: Dentro do campo das ciências, a microbiologia é a área que tem como objetivo estudar os microrganismos, que inclui uma diversidade de organismos unicelulares que apresentam diferentes formas de organização, podendo ser identificados vivendo de forma agrupada ou isolada e, seres acelulares, correspondente aos vírus. Além disso, a microbiologia também abrange o estudo de organismos eucarióticos, como é o caso das algas, protozoários e fungos, e procarióticos, que neste caso, são as bactérias e archaeas (Duarte, 2020). Os microrganismos estão inseridos e distribuídos em todo ecossistema do planeta, sendo conhecidos pela sua ampla biodiversidade e capacidade de biotransformação dos elementos presente na biosfera da terra, processo essencial, que garante a sobrevivência e continuidade do ecossistema, por conseguinte, da vida (Martin; Lindner, 2022). Com o avanço da ciência e tecnologia, que possibilitou novos estudos, tornou-se possível a utilização desses organismos para a fabricação de fármacos, desenvolvimento de moléculas e enzimas de uso industrial, assim como, na produção de diversos alimentos e bebidas, principalmente dos que se utilizam do processo de fermentação, como os queijos, pães, vinho, cerveja, vinagre, leites fermentados (Barreto; Silva, 2020). É sabido que existem vários microrganismos que habitam o trato gastrointestinal de animais de sangue quente, como os humanos, estabelecendo uma relação saudável e benéfica para o corpo, esses inúmeros microrganismos constituem a microbiota intestinal, auxiliando na digestão de alimentos, proteção contra patógenos e participando na produção de vitaminas (Nova et al., 2021). Entretanto, é necessário entender que os microrganismos também são seres que podem trazer malefícios a saúde humana, estando associados a doenças transmitidas pelos alimentos, além de outras doenças infecciosas, como pneumonia e até mesmo Coronavírus (Bernardi et al., 2019; Belasco; Fonseca, 2020; Sirtoli; Comarella, 2018).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5679
Aparece nas coleções:ESO - Zootecnia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_esterfanipereiradasilva.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons