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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingos, Suzana Ferreira Paulino-
dc.contributor.authorSilva, Joelma Carla da-
dc.date.accessioned2024-03-14T17:36:42Z-
dc.date.available2024-03-14T17:36:42Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationSILVA, Joelma Carla da. Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito: linguagens no projeto político pedagógico e no currículo do povo Kapinawá. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5673-
dc.descriptionA presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o Projeto Político Pedagógico e o Currículo Kapinawá do ensino fundamental com foco no trabalho com as linguagens. Para tanto, os objetivos específicos definidos foram: analisar a organização da educação no território Kapinawá, considerando seus saberes tradicionais, culturais e suas linguagens; identificar as diferentes linguagens presentes no Currículo do povo Kapinawá; e refletir sobre as relações dialógicas do Currículo Kapinawá com os documentos oficiais. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin (1979), Marcuschi (2000), Freire (2015), Walsh (2012) e Bardin (2011) que compreendem a linguagem como um processo interacional, sócio-historicamente situado nas relações sociais e na prática da oralidade e escrita. Foi possível observar que o Projeto Político Pedagógico- PPP (2015) e o Currículo Intercultural Indígena Kapinawá (2018) atendem aos documentos oficiais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI (1998) e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018). Os Kapinawá deram importantes passos no que tange à Decolonialidade (WALSH, 2012), pois, conseguiram implantar no território uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, em confluência com os documentos oficiais BNCC (2018) e PCN-PE (2020), e tornando permanente seu poder de decisão, de escolha e de preservação histórica do seu povo e de todas as tradições socioculturais que dão vida e voz à essência indígena Kapinawá.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectKapinawá (Povo indígena)pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleEducação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito: linguagens no projeto político pedagógico e no currículo do povo Kapinawápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0952760320110929pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2393224245460974pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

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