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Título: Analisando o Backup-as-a-Service como uma estratégia de recuperação de desastres
Autor: Queiroz, Ewerton Cleyton Silva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1234353605805269
Orientador: Andrade, Ermeson Carneiro de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2466077615273972
Co-orientador : Mendonça Neto, Júlio Rodrigues de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7849727159222731
Palavras-chave: Recuperação de dados (Computação);Geometria e modelagem computacional;Petri, Redes de
Data do documento: 2-Jun-2021
Citação: QUEIROZ, Ewerton Cleyton Silva de. Analisando o Backup-as-a-Service como uma estratégia de recuperação de desastres. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: In modern environments, failures in information and communication technology (ICT) systems can have several consequences for a business, like data and revenue loss and customers dissatisfaction. Disaster recovery (DR) solutions, as BackupasaService (BaaS), has been adopted by companies as a way to avoid these problems and assure business continuity. Nevertheless, there are plenty of variables to consider during the adoption of a DR solution. Then, in this work, we present an integrated approach using experiments and models to evaluate a BaaS environment designed for DR. In our analysis, we consider relevant DR metrics like availability, downtime, RTO (Recovery Time Objective), and RPO (Recovery Point Objective). The results demonstrate that once BaaS is applied, the environment availability can vary according to the amount of data needed to be backed up or restored. Furthermore, sensitivity analysis indicates that the time needed to recover the data center and the backup interval are the most important parameter values for metrics like RTO and RPO. The proposed approach can help companies or individuals involved in the decisionmaking process for purchasing a DR solution.
Resumo: Nos ambientes modernos, falhas dos sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) podem ter consequências graves para os negócios como perda de dados, insatisfação do cliente e perda de receita. Soluções de recuperação de desastres (DR), tais como Backup como Serviço (BaaS), vêm sendo adotadas por empresas como forma de evitar esses problemas e garantir a continuidade dos negócios. No entanto, existem diversas variáveis a serem consideradas na adoção de uma solução de DR. Portanto, neste artigo, apresentamos uma abordagem integrada utilizando experimentos e modelagem para avaliar um ambiente de BaaS para fins de DR. Em nossa análise, consideramos importantes métricas de DR como disponibilidade, downtime, RTO (Recovery Time Objective) e RPO (Recovery Point Objective). Os resultados mostraram que quando o BaaS é adotado, a disponibilidade do ambiente pode variar de acordo com a quantidade de dados de backup ou restauração. Além disso, uma análise de sensibilidade realizada apontou que o RTO e o RPO foram influenciados principalmente pelo tempo médio para restaurar o centro de dados (DC) e pelo intervalo de backup, respectivamente. A abordagem proposta pode ajudar empresas ou indivíduos interessados em adquirir soluções de DR no processo de tomada de decisão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5662
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