Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5653
Título: Efeitos de dieta hipercalórica associada ou não a melatonina exógena durante a gestação e lactação sobre histofisiologia do baço na prole
Autor: Alpiovezza, Paloma Karen Bandeira de Melo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5763795995480674
Orientador: Teixeira, Valéria Wanderley
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4292195468804301
Co-orientador : Lapa Neto, Clovis José Cavalcanti
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9465720906397764
Palavras-chave: Ratos;Dieta;Imunohistoquímica;Antioxidantes
Data do documento: 29-Nov-2019
Citação: ALPIOVEZZA, Paloma Karen Bandeira de Melo Efeitos de dieta hipercalórica associada ou não a melatonina exógena durante a gestação e lactação sobre histofisiologia do baço na prole. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O aumento no consumo de dietas ricas em gorduras e açucares se encontra associado a prevalência de doenças, como a obesidade. Assim, observa-se em estudos recentes que a mesma se apresenta associada a problemas no baço e a uma disfunção imunológica. Dessa forma, é conhecido um acréscimo significativo na prevalência de obesidade em mulheres em faixa reprodutiva, e sabe-se a grande influencia que a saúde materna estabelece sobre o ambiente uterino, e uma disfunção durante os períodos de gestação e lactação pode levar a uma maior susceptibilidade na prole em apresentar obesidade, e demais doenças, como estudos indicam que a ingesta de uma dieta hipercalórica induz o desenvolvimento de esplenomegalia. Desse modo, a melatonina, é uma indolamina produzida pela pineal, que apresenta a capacidade de agir como um potente agente antioxidante e imunoestimulatório. Assim, a presente pesquisa teve o objetivo de investigar os efeitos do consumo de uma dieta hipercalórica durante a gestação e lactação associada ou não à melatonina, sobre o baço da prole. Foram utilizadas 40 ratas albinas prenhes divididas em 4 grupos: I: ratas prenhes submetidas à dieta comum (C); II: ratas prenhes submetidas à dieta comum e administradas com melatonina (0,5mg/Kg) (C+Mel); III: ratas prenhes submetidas à dieta hiperlipídica durante toda a gestação e período de lactação (DH) e lV: ratas prenhes submetidas à dieta hiperlipídica e administradas com melatonina (0,5mg/Kg) (DH+Mel). A melatonina foi administrada no início da noite. Foi realizada a coleta do baço e os cortes submetidos à técnica de coloração para análise histopatológica, histoquímica, morfometrica e imunohistoquínica. A análise da histopatologia e morfometria revelaram uma grande ativação do sistema imunológico nos filhotes dos grupos experimentais tratados com melatonina em relação aos demais. Enquanto na histoquímica foi observado um aumento nas fibras reticulares no grupo DH e uma estabilização em DH+Mel, e na imunohistoquimica se observou uma alta expressão da citocina IL-1 no grupo DH e redução nos grupos tratados com melatonina. Assim, concluímos que a melatonina apresenta um grande potencial em impulsionar a atividade imune, reduzir o percentual de citocinas pró-inflamatórias e prevenir a proliferação de fibras reticulares no baço.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5653
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_palomakarenbandeirademeloalpiovezza.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons