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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5642
Título: | Educação ambiental para sustentabilidade e o consumo de alimentos agroecológicos no município de Bonito-PE |
Autor: | Souza, Beatriz Pessoa de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4811027243678618 |
Orientador: | Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3816764037807462 |
Co-orientador : | Gervais, Ana Maria Dubeux |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7478606758967006 |
Palavras-chave: | Ecologia agrícola;Segurança alimentar;Educação;Sustentabilidade;Incubadoras de empresas |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUZA, Beatriz Pessoa de. Educação ambiental para sustentabilidade e o consumo de alimentos agroecológicos no município de Bonito-PE. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | The present project was developed in a municipal school in the North Strait of Bonito - PE, articulated with the major action of the Technological Incubator of Popular Cooperatives of UFRPE (INCUBACOOP), which has been developing action in the county since 2016. The centrality of actions developed are related to the preservation of natural agroecosystems, as well as to the consumption of healthy and agroecological foods based on agroecology, education for environmental sustainability and solidarity economy. The general objective of the present proposal is to develop environmental education actions in a rural school, in the county of Bonito-PE, considering its socio-environmental characteristics and the work already developed in county by INCUBACOOP / UFRPE, aiming at raising the awareness of teachers, students and school community for the consumption of healthy food and for the agroecological transition on the farmer’s properties / participants in the school community. The proposal was developed through a partnership with the county of Bonito, with the support of the respective secretariats of the Environment and Education, and Coletivo Aimirim. This extension project had a qualitative and participatory methodological basis, and was guided by action research references (THIOLLENT, 1985), (BRANDÃO, 1985), (MORIN, 2004) among others and tools - application of a questionnaire with teachers and students, meeting with student families, exchange and practical activities at school. As a final result, we obtained as a result a greater involvement of youth in themes related to the environment, as well as a broader process of raising awareness among farming families regarding the reduction, or even elimination of the use of pesticides, preserving for food and nutritional sovereignty and security of the region, as well as, a basic formation of the ecological processes of good practices in the social and political praxis, valuing its territory and its local agrobiodiversity. |
Resumo: | O presente projeto foi desenvolvido em escola municipal do Estreito do Norte do município de Bonito - PE, articulado com a ação maior da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFRPE (INCUBACOOP), que vem desenvolvendo ação no município desde 2016. A centralidade das ações desenvolvidas está relacionada à preservação dos agroecossistemas naturais, bem como, ao consumo de alimentos saudáveis e agroecológicos a partir dos eixos da agroecologia, da educação para a sustentabilidade ambiental e da economia solidária. O objetivo geral da presente proposta é de desenvolver ações de educação ambiental em uma escola do campo, no município de Bonito-PE, considerando suas características socioambientais e o trabalho já desenvolvido no município pela INCUBACOOP/UFRPE, visando uma sensibilização de docentes, discentes e comunidade escolar para o consumo de alimentos saudáveis e para a transição agroecológica nas propriedades dos agricultores/as participantes da comunidade escolar. A proposta foi desenvolvida a partir da parceria com a Prefeitura Municipal do Bonito, com o apoio das respectivas secretarias do Meio Ambiente e Educação, e do Coletivo Aimirim. Este projeto de extensão teve sua base metodológica caráter qualitativo e participativo, e foi guiada pelos referenciais da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), (BRANDÃO, 1985), (MORIN, 2004) entre outros e ferramentas - aplicação de questionário com docentes e estudantes, reunião com as famílias dos estudantes, intercâmbio e atividades práticas na escola. Como resultado final, obtivemos um maior envolvimento da juventude nas temáticas relacionadas ao meio ambiente, como também um processo mais amplo de sensibilização das famílias agricultoras quanto à diminuição, ou até mesmo a eliminação do uso de agrotóxicos, preservando por uma soberania e segurança alimentar e nutricional da região, bem como, uma formação básica dos processos ecológicos de boas práticas na práxis social e política, valorizando seu território e sua agrobiodiversidade local. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5642 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede) |
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