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Título: Levantamento bibliográfico sobre a influência da adição de óleos vegetais nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas
Autor: Silva, Ysdney Gomes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2997436927105572
Orientador: Costa, Laiana Ferreira da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4147758573818185
Palavras-chave: misturas asfálticas recicladas;agente de reciclagem;óleos vegetais;propriedades mecânicas
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: SILVA, Ysdney Gomes da. Levantamento bibliográfico sobre a influência da adição de óleos vegetais nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas. 2024. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: Environmental causes are increasingly gaining prominence worldwide, bringing the need to reduce the use of natural resources. The use of milled material (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) in new asphalt mixtures has gained visibility, because it promotes savings in the use of virgin materials and energy costs. The use of high percentages of RAP, above 30%, will generate asphalt mixtures with high stiffness, making them susceptible to premature fatigue cracking. The addition of recycling agents provides a partial restoration of the RAP properties, making the recycled mix mechanically feasible. Vegetable oils are an excellent alternative recycling agent, because they are rich in unsaturated fatty acids, contributing to reduce the stiffness of mixtures with high content of RAP, besides being environmentally friendly. In this sense, the present work gathered, through a literature review, data on the mechanical behavior of recycled asphalt mixtures with the addition of vegetable oils. The papers were collected using the databases ResearchGate, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES and Google Scholar, prioritizing publications after 2015. For this, an analysis and description of the results obtained by each author was performed, verifying the behavior for the mechanical properties of Marshall stability, resilience modulus, tensile strength, fatigue life, and susceptibility to induced moisture. After that, with the use of scatter plots built for each property, a trend study was carried out seeking to establish relationships between variations in RAP content, oil content, and type of oil used in the mixtures. The results indicate that the use of vegetable oil in recycled asphalt mixtures promotes a mechanical behavior similar to that of conventional mixtures, when added with levels generally up to 10%. For percentages above 10%, it can lead to excessive softening of the recycled asphalt mixtures, thus compromising their mechanical performance.
Resumo: As causas ambientes vêm ganhando cada vez mais destaque no âmbito mundial, trazendo a necessidade de reduzir a utilização de recursos naturais. O uso de material fresado (Reclaimed Asphalt Pavement – RAP) em novas misturas asfálticas tem ganhado visibilidade, pois, promove a economia no uso de materiais virgens e nos gastos de energia. O emprego de altas porcentagens de RAP, acima de 30%, vai gerar misturas asfálticas com elevada rigidez, tornando-as susceptível ao trincamento prematuro por fadiga. A adição de agentes de reciclagem proporciona uma restauração parcial das propriedades do RAP, tornando a mistura reciclada mecanicamente viável. Os óleos vegetais são uma ótima alternativa de agente de reciclagem, pois, são ricos em ácidos graxos insaturados, contribuindo para redução da rigidez das misturas com alto teor de RAP, além de serem ecologicamente corretos. Nesse sentido, o presente trabalho reuniu, por meio de uma revisão bibliográfica, dados sobre o comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas com a adição de óleos vegetais. Os trabalhos foram coletados utilizando as bases de dados do ResearchGate, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e Google Scholar, priorizando publicações após o ano de 2015. Para isso, foi feito uma análise e descrição dos resultados obtidos por cada autor, verificando o comportamento para as propriedades mecânicas de estabilidade Marshall, módulo de resiliência, resistência à tração, vida de fadiga e suscetibilidade à umidade induzida. Após isso, com a utilização de gráficos de dispersão construídos para cada propriedade, foi realizado um estudo de tendência buscando estabelecer relações entre as variações de teor de RAP, teor de óleo e tipo de óleo utilizado nas misturas. Os resultados apontam que o uso de óleo vegetal em misturas asfálticas recicladas promove um comportamento mecânico semelhante ao das misturas convencionais, quando adicionados teores geralmente até 10%. Para porcentagens acima de 10%, pode-se conduzir a um amolecimento excessivo das misturas asfálticas recicladas, comprometendo assim o seu desempenho mecânico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5641
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil (UACSA)

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