Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/564
Título: Estudos etiológicos relativos a queima do inhame (Dioscorea cayennensis Lam.) no estado de Pernambuco
Autor: Ramos, João Elisio Lauria
Moura, Romero Marinho de
Palavras-chave: Etiologia;Inhame;Fungos patogênicos;Conídio
Data do documento: 1992
Citação: Ramos, João Elisio Lauria; Moura, Romero Marinho de. Estudos etiológicos relativos a queima do inhame (Dioscorea cayennensis Lam.) no estado de Pernambuco. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 159-166, 1992.
Abstract: Foram desenvolvidos estudos com o objetivo de ser determinado o agente etiológico da queima do inhame. A primeira parte dos trabalhos provou que a concentração de conídios 106 /ml foi a mais adequada entre as pesquisadas, podendo ser utilizada para estudos de patogênese de Curvularia eragrostidis em Dioscorea cayennensis. Também, os resultados obtidos demonstraram que C. eragrostidis pode penetrar folhas de D. cayennensis tanto pela face dorsal quanto pela ventral. Finalmente, foi evidenciado que Colletotrichum gloeosporiodes não é patogênico a D. cayennensis podendo interagir, entretanto, com ferimentos e com C. eragrostidis aumentando, nestes casos, a severidade dos sintomas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/564
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_18.pdf440,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.