Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5638
Título: Técnicas de comitês para a estimação de esforço na correção de software
Autor: Guimarães, Ariana Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2605671850587343
Orientador: Soares, Rodrigo Gabriel Ferreira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2526739219416964
Palavras-chave: Classificação textual (Computação);Inteligência artificial;Redes neurais;Engenharia de software
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: GUIMARÃES, Ariana Lima. Técnicas de comitês para a estimação de esforço na correção de software. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A well-defined planning of a software project, since the early stages, is indispensable to its success, whether the development refers to product’s creation or maintenance. Accordingly to the software life cycle, maintenance is continuously executed after the product’s building and delivery, in parallel to the tests execution by engineers and/or users. In this stage, User Stories and Issue Reports are the first documents to be presented. These documents describe, in natural language, business requirements, error scenarios found, expected corrections and enhancements for the system. Its objectives are, among other things, ranking the activities needed to be accomplish during the project. Therefore, in line with the available resources – human, financial and temporal -, it is possible to estimate the effort that will be necessary in the activities development and generate essential information for an effective and efficient planning. As these documents are written in natural texts, it raises the opportunity to use Natural Language Processing and Machine Learning (ML) to predict software effort. In practice, in the daily life of software factories, it is common to use experts’ and project staff’s opinion to judge the effort required by an activity during Planning Poker sessions. Usually, in this technique, the effort is measured in Story Points, which follow Fibonacci sequence. But this planning model requires the scaling of more resources to be executed. The application of ML causes in a system, after the learning phase, the ability to seize the team experience and replicate it quickly and automatically to estimate the activities effort. Thus, this work covers the ML field, proposing a PV-DM Ensemble approach to extract features of Issue Reports to estimate Story Points, the effort indicator. Compared to the two other approaches of BoW and simple PV-DM, the proposed technique has presented good results, about 80% of f-measure, in a supervised learning SVM classifier. The experiments results proved to be a starting point for further study of PV-DM Ensemble approach and its improvement.
Resumo: O planejamento bem definido de um projeto de software, desde os estágios iniciais, é imprescindível para o sucesso do desenvolvimento, seja ele referente à criação ou à manutenção do produto. Em anuência ao ciclo de vida de software, a manutenção é realizada de forma contínua após o produto ter sido construído e entregue, em paralelo à execução de testes por engenheiros e/ou usuários. Nessa etapa, surgem primariamente os documentos de Histórias de Usuário e Relatórios de Problemas, que descrevem, em linguagem natural, especificações de negócio, cenários de erros encontrados, correções esperadas e melhorias para o sistema. Esses documentos visam, dentre outras coisas, o mapeamento das atividades a serem realizadas durante o projeto. Por conseguinte, em consonância com os recursos disponíveis – humanos, financeiros e temporais -, torna-se possível estimar o esforço necessário no desenvolvimento das atividades e gerar informações essenciais a um planejamento eficaz e eficiente. Como esses documentos são escritos em textos naturais, surge a oportunidade de utilizar o Processamento de Linguagem Natural e o Aprendizado de Máquina (AM) para predição automatizada do esforço de software. Na prática, no dia-a-dia das fábricas de software, é comum a utilização da opinião de especialistas e da equipe do projeto para julgar o esforço requisitado por uma atividade durante sessões de Planning Poker. Nessa técnica, normalmente o esforço é medido em Pontos de História que seguem a sequência Fibonacci. Porém, esse modo de planejamento requer o escalonamento de muitos recursos para sua execução. A aplicação do AM acarreta em um sistema, após a fase de treinamento, capaz de apreender a experiência da equipe e replicá-la de forma rápida e automática para estimar o esforço das atividades. Dessa forma, este trabalho atinge a área de AM, propondo uma abordagem de Comitê de PVDM na extração de características de Relatórios de Problemas para estimar Pontos de História, os indicadores de esforço. Comparada a outras duas abordagens de BoW e PV-DM tradicional, a técnica proposta apresentou bons resultados, com f-measure de cerca de 80% em um classificador de SVM com aprendizado supervisionado. Os resultados dos experimentos inspiram um ponto de partida no aprofundamento do estudo da abordagem de Comitê de PV-DM e no seu aprimoramento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5638
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_arianalimaguimares.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons