Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/561
Título: Interação de fungos isolados da rizosfera da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) com Metarhizium anisopliae (METSCH.) Sorokin e sobrevivência deste organismo no solo
Autor: Silveira, Norma Suely Sobral da
Menezes, Maria
Palavras-chave: Rizosfera;Cana-de-açúcar - Doenças e pragas;Fungos;Controle biológico
Data do documento: 1992
Citação: Silveira, Norma Suely Sobral da; Menezes, Maria. Interação de fungos isolados da rizosfera da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) com Metarhizium anisopliae (METSCH.) Sorokin e sobrevivência deste organismo no solo. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 129-138, 1992.
Abstract: A estabilidade de fungos entomopatogênicos no solo está relacionada com a capacidade de competição desses organismos com a micoflora natural do ambiente. Foram realizadas analises qualitativas e quantitativas da micoflora associada a rizosfera da cana-de-açúcar como também efetuados ensaios "in vitro" para observação do comportamento de Metarhizium anisopliae em cultura pareada com as espécies Aspergillus tereus, Penicillium decumbens, Paecilomyces inflatus, Trichodenna aureoviride, T . harzanurn, T. pseudokoningii, T. viride. Cunninghamella elegans, Fusarium moniliforme e Myrothecium striatrisporum. O crescimento micelial de M. anisopliae foi significativamente inibido por P. decumbens, em relação aos demais fungos testados. As avaliações dos percentuais de geminação dos esporos de M. anisopliae, quando crescido em cultura com T. harzianum e T. viride, indicaram uma redução em tomo de 97,66% e 94.39% respectivamente. A sobrevivência de M. anisopliae em solo de cana-de-açúcar inoculado artificialmente foi de no máximo 266 dias, levando-se em consideração análise de correlação (r = 0.91) entre o número de colônias recuperadas e o período de tempo das avaliações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/561
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_15.pdf480,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.