Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/560
Título: Influência do tratamento de sementes e de solo com Trichoderma spp. em relação ao método inoculação de Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum, no controle da murcha do algodoeiro
Autor: Silva, Denise Maria Wanderlei da
Menezes, Maria
Palavras-chave: Algodão - Doenças e pragas;Controle biológico;Fungo para controle biológico
Data do documento: 1992
Citação: Silva, Denise Maria Wanderlei da; Menezes, Maria. Influência do tratamento de sementes e de solo com Trichoderma spp. em relação ao método inoculação de Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum, no controle da murcha do algodoeiro. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 123-128, 1992.
Abstract: Quatro isolados de Trichodema, T. polysporum. T. koningii, T. viride e harziaum foram emprega- dos no tratamento de sementes e de solo visando o controle da murcha do algodoeiro (Gossypium hir- sutum), causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. Vasinfectum, em solo natural, em condições de casa-de-vegetação. T. polysporum e T. harziaum reduziram os sintomas da doença em 23,4% e 20,0%, respectivamente, quando Fusarium foi inoculado por ferimentos de raízes. Entretanto, quando este fitopatógeno foi incorporado ao solo ou inoculado em sementes, as plantas revelaram poucos sintomas da doença. A ação de biocontrole de Trichoderma spp. sobre Fusarium foi melhor avaliada quando as plantas de algodão, oriundas de sementes tratadas com os antagonistas, foram inoculadas com o fitopatógeno através de ferimentos do sistema radicular.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/560
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_14.pdf310,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.