Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5573
Título: A responsabilidade do fornecedor e a satisfação do/a consumidor/a na resolução de danos em aparelhos eletrônicos: um estudo no PROCON Recife.
Autor: Linden, Sarah Maria Silva van der
Orientador: Silva, Maria Zênia Tavares da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6150329073394875
Palavras-chave: Defesa do consumidor;Relações de consumo
Data do documento: 12-Set-2023
Citação: LINDEN, Sarah Maria Silva van der. A responsabilidade do fornecedor e a satisfação do/a consumidor/a na resolução de danos em aparelhos eletrônicos: um estudo no PROCON Recife. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: The aim of this research was to find out how Procon Recife resolves consumer complaints about faulty electronic devices and whether the behavior of companies and suppliers in the event of product damage is in line with the Consumer Protection Code. To this end, a qualitative study was carried out, using bibliographic and documentary procedures and a semi-structured interview script with consumers and monitoring of conciliation hearings mediated by Procon Recife. We observed consumer behavior, the conduct of companies after the sale of the product, the consumer's experience of help in the event of damage to the product and how this interferes with a balanced consumer relationship. Among the results, we highlight the failure of companies to resolve the problem and consumer dissatisfaction with the situation. Finally, the conclusions highlight the need for consumer education, both for consumers and suppliers. In particular, we highlight consumer education for entrepreneurs and suppliers as a social function for better harmony in consumer relations and the importance of the contribution of the Consumer Scientist in this process.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo verificar, no Procon Recife, como ocorre a resolução da demanda do/a consumidor/a no âmbito do vício de aparelhos eletrônicos e se o comportamento das empresas e fornecedores/as perante o dano do produto está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Para isso foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e com roteiro de entrevistas semiestruturado com consumidores/as e o acompanhamento de suas audiências de conciliação mediadas pelo Procon Recife. Foi observado o comportamento do consumidor/a, a conduta das empresas após a venda do produto, a experiência do/a consumidor/a no auxílio em caso de ocorrer dano ao produto e como isso interfere em uma relação de consumo equilibrada. Entre os resultados, destacamos a inoperância das empresas para resolução do problema e a insatisfação do consumidor perante essa situação. Por fim, nas conclusões é ressaltado a necessidade da educação para o consumo, tanto para consumidores/as como para fornecedores. Evidenciamos, especialmente, a educação para o consumo para empresários/as e fornecedores/as como função social para uma melhor harmonia nas relações de consumo e a importância da contribuição do Cientista do Consumo nesse processo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5573
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sarahmariasilvavanderlinden.pdf705,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons