Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/557
Título: Caracterização cultural, morfológica e patogênica de Sclerotium coffeicola BULL
Autor: Vital, Marcos José Salgado
Menezes, Maria
Barros, Severina Torres de
Palavras-chave: Fungos - Cultura e meios de cultura;Fungos - Morfologia
Data do documento: 1992
Citação: Vital, Marcos José Salgado; Menezes, Maria; Barros, Severina Torres de. Caracterização cultural, morfológica e patogênica de Sclerotium coffeicola BULL. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 97-108, 1992.
Abstract: O fungo Sclerotium coffeicola Bull. fitopatógeno com uma ampla gama de hospedeiros e distribuição geográfica, foi estudado com relação aos caracteres cultural, morfológico e patogênico em alguns hospedeiros. Seis meios de cultura e três condições de luminosidade foram utilizados. Os melhores resultados foram obtidos em Batata-dextrose-ágar (BDA) e condições normais de luminosidade, seguindo-se Farinha de arroz-ágar (FAA), quando analisado conjuntamente, os fatores crescimento micelial, produção e tamanho de esclerócios de S. coffeicola. O meio Farinha de milho (FMA) em condições de claro contínuo, induziu a maior média de produção de esclerócios e em escuro contínuo, o maior tamanho dessas estruturas. Das espécies de plantas inoculadas, acerola, eucalipto, maracujá e café comportaram-se como hospedeiros de S. coffeicola, exibindo sintomas caracterizados, principalmente por amarelecimento das folhas, desfolhamento, lesões necróticas nas folhas, queima dos brotos e retardamento do crescimento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/557
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_11.pdf583,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.