Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/555
Título: Utilização do fixativo de parducz para microscopia eletrônica de varredura de bactérias fitopatogênicas em tecido vegetal e cultura pura
Autor: Mariano, Rosa de Lima Ramos
McCarter, States M.
Padovan, Isaíras Pereira
Palavras-chave: Doenças bacterianas das plantas;Hortaliças - Doenças e pragas
Data do documento: 1992
Citação: MARIANO, Rosa de Lima Ramos; McCARTER, States M.; PADOVAN, Isairas P. Utilização do fixativo de parducz para microscopia eletrônica de varredura de bactérias fitopatogênicas em tecido vegetal e cultura pura. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 77-85, 1992.
Abstract: Plantas de tomate (Lycopersicon esculentum) cv. FM 6203 e Ontario 7710, estramônio (Datura stramonium), "estelária"(Stellaria media), "spurred anoda" (Anodada cristata), smooth vetch (Vicia dasycarpa) e "beggarweed" (Desmodm tortuosum),foram inoculadas por pulverização, com as bactérias Pseudomonas syringae pv. tomato, P. syringae pv. syringae e P. viridiflava, na concentração de 10 u.f.c./ml. Amostras foram coletadas após diferentes períodos, e processadas com o fixativo de Parducz durante a 7 min. a 4°C. As bactérias anteriormente citadas foram também cultivadas em caldo nutritivo, com ou sem agitação, e em meio de king B. Amostras foram coletadas e processadas com e sem diluição em água destilada e esterilizada, sendo colocadas em seringa contendo 1 ml do fixativo de Parducz, durante 6 min e em seguida filtradas em Nucleopore (0,2 um). Em ambos os materiais seguiram-se lavagens, desidratação em etanol, dessecamento pelo processo do ponto crítico, montagem, metalização e observação ao microscópio eletrônico de varredura. Em todas as amostras, tanto as células bacterianas quanto as superfícies do filtro, limbo foliar e suas estruturas, foram facilmente visualizadas, não apresentando deformações. O uso do fixativo de Parducz apresenta a vantagem da rapidez no processamento da amostra tormando-o mais prático.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/555
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_09.pdf603,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.