Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5545
Título: Análise de compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de termoquímica
Autor: Souza, Nívea Galdino de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2969100250409863
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino;Educação popular;Pedagogia crítica;Termoquímica;Incêndios florestais;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: SOUZA, Nívea Galdino de. Análise de compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de termoquímica. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: In the middle of the 21st century, there is an increasing search for a more inclusive, emancipatory and relevant education for students and their communities. It is with this perspective that the theoretical and methodological assumptions of the Freirean perspective were adopted in this study. Freire's views on education are inspiring, motivational and challenging. In this perspective, this study aims to analyze students' understandings in the context of a didactic intervention based on Freire's assumptions for the teaching of Thermochemistry, this objective being detailed in three specific objectives: to identify students' previous conceptions about thermochemical concepts and related issues with fires; analyze changes in students' understanding of thermochemical concepts and fire-related issues; and to evaluate the students' perceptions about the didactic intervention experienced by them. As for the methodological aspects, this study was qualitative, developed in a private school located in the municipality of Vitória de Santo Antão, with the participation of 37 students and was conducted through five methodological steps, namely: study of the assumptions of pedagogy freiriana (first stage); elaboration of the didactic intervention (second stage); application of didactic intervention (third stage); data organization (fourth step); data analysis (fifth stage). As for the students' previous conceptions about thermochemical concepts and about questions related to fires, the analyzes showed previous misconceptions, incomplete and/or coherent from the scientific point of view, such as, for example, understandings of chemical reaction as mixtures and understandings that consider that fires cannot occur spontaneously. Regarding the evolutions in students' understanding of thermochemical concepts and issues related to fires, the analyzes bring evidence, for example, of understandings of the occurrence of fires due to the reaction between oxygen and fuel to release energy in the form of heat and understandings of the concept of heat as energy in motion. That is, these results are evidence that students have evolved in their understanding of the occurrence of fires and the concept of heat. And regarding the students' evaluation of the didactic intervention based on Freire's assumptions developed with them, the evidence identified in the analyzes was related to the didactic intervention being nontiring, dynamic, fun, with the potential for things to make sense, for participation of students, to learn Chemistry from real situations.
Resumo: Em pleno século XXI busca-se cada vez mais por uma educação mais inclusiva, emancipatória e relevante para os estudantes e suas comunidades. É com essa perspectiva que foram adotados neste estudo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva freiriana. As visões de Freire sobre a educação são inspiradoras, motivacionais e desafiadoras. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de Termoquímica, sendo este objetivo detalhado em três objetivos específicos: identificar concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; analisar evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios; e avaliar as percepções dos estudantes acerca da intervenção didática vivenciada por eles. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo foi qualitativo, desenvolvido em uma escola da rede privada localizada no município de Vitória de Santo Antão, contou com a participação de 37 estudantes e foi conduzido por meio de cinco etapas metodológicas a saber: estudo dos pressupostos da pedagogia freiriana (primeira etapa); elaboração da intervenção didática (segunda etapa); aplicação da intervenção didática (terceira etapa); organização dos dados (quarta etapa); análise dos dados (quinta etapa). Quando às concepções previas dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises evidenciaram concepções prévias equivocadas, incompletas e/ou coerentes do ponto de vista científico, como por exemplo, compreensões de reação química como misturas e compreensões que consideram que os incêndios não podem ocorrer espontaneamente. Em relação às evoluções nas compreensões dos estudantes sobre os conceitos termoquímicos e sobre questões relacionadas com incêndios, as análises trazem evidências, por exemplo, de compreensões da ocorrência de incêndios devido a reação entre o oxigênio e o combustível para liberar energia em forma de calor e compreensões do conceito de calor como energia em movimento. Ou seja, esses resultados são evidências de que os estudantes evoluíram em suas compreensões sobre a ocorrência de incêndios e sobre o conceito de calor. E em relação à avaliação dos estudantes sobre a intervenção didática fundamentada nos pressupostos freirianos desenvolvida com eles, as evidências identificadas nas análises foram relativas à intervenção didática ter sido não cansativa, dinâmica, divertida, com potencial para que as coisas façam sentido, para a participação dos estudantes, para aprender Química a partir de situações reais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5545
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_niveagaldinodesouza.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons