Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/554
Título: Métodos de inoculação época de avaliação para Pseudomonas rubrisubalbicans, agente da estria mosqueada da cana-de-açúcar
Autor: Mariano, Rosa de Lima Ramos
Lang, Wang Seng
Palavras-chave: Doenças bacterianas das plantas;Cana-de-açúcar
Data do documento: 1992
Citação: Mariano, Rosa de Lima Ramos; Lang, Wang Seng. Métodos de inoculação época de avaliação para Pseudomonas rubrisubalbicans, agente da estria mosqueada da cana-de-açúcar. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 69-75, 1992.
Abstract: Pseudomonas rubrisubalbicans foi isolada de planta de cana-de-açúcar apresentando sintomas de estria mosqueada, coleta na Usina Pumaty, município de Palmares-PE. Após caracterização do isolado, foi o mesmo mantido em meio agar nutritivo-extrato de levedura-dextrose, até a utilização para testes de inoculação. Plantas de cana-de-açúcar de variedade B4362, com 60 dias de idade, foram inoculadas utilizando-se cinco métodos: (1) pulverização com suspensão bacteriana nas folhas, acompanhadas de pré e pós tratamento em câmera úmida, por 48 horas cada, (2) riscas com agulha molhada na suspensão, na superfície das folhas + 1 e + 2, (3) deposição de 0.5 ml da suspensão em orifício feito com furador de rolha, (4) injeção de 0,5 ml da suspensão e (5) picadas com agulhas na suspensão. Nos três últimos métodos a suspensão foi inoculada no palmito, 5 cm abaixo do primeiro colar ("dewlap”) visível. As avaliações foram feitas 6, 13, 20 e 27 dias após a inoculação. Atribuindo-se notas de 1 a 7, através de escala estabelecida pelos autores. De acordo com o teste de Tukey a 1%, o melhor método para inoculação foi o de riscas, embora sem diferença significativa para o de picadas, deposição e injeção. As melhores épocas para avaliação foram 20 e 27 dias, sem diferenças significativas entre elas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/554
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_08.pdf318,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.