Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/553
Título: Incidência e severidade da sarna comum da batata nos estados de Paraíba e Pernambuco
Autor: Mariano, Rosa de Lima Ramos
Barros, Severina Torres de
Silva, Israel Pereira da
Padovan, Isaíras Pereira
Palavras-chave: Batata - Doenças e pragas;Hortaliças - Doenças e pragas
Data do documento: 1992
Citação: MARIANO, Rosa de Lima Ramos et al. Incidência e severidade da sarna comum da batata nos estados de Paraíba e Pernambuco. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 59-67, 1992.
Abstract: A sarna comum da batata causada por Streptomyces spp. tem sido detectada em Caruaru-PE e Esperança-PB, causando sérios prejuízos a cultura. Com o objetivo de estudar a incidência e severidade da doença, foram realizadas viagens a diversos campos de produção destes municípios, onde foram analisados ao acaso 100 tubérculos/campo, atribuindo-se notas individuais com relação a porcentagem de área infectada, de acordo com a escala de James (1971). Simultaneamente, foram coletadas ao acaso, amostras constituídas de 15 tubérculos, os quais em laboratório foram avaliados quanto ao peso, nº de lesões/tubérculo e diâmetro médio de lesões. Amostras de solo foram analisadas quanto ao pH, capacidade de campo, ponto de murcha permanente e teores de N, P, K, Ca + Mg, AL. Os mesmos parâmetros de infecção foram analisados em um único campo de produção (Caruaru-PE) para três diferentes cultivares. A análise estatística não revelou correlação positiva entre incidência e severidade com características do solo. A porcentagem média de tubérculos infectados, porcentagem média de área infectada, peso médio de tubérculos, nº médio de lesões/tubérculo e diâmetro médio de lesões em Pernambuco e Paraíba foram respectivamente: 60,8%; 27,0%; 47,3g; 8,9; 0,7cm e 58,5%; 15,2%; 39,2g,14,3; 0,6cm. A menor porcentagem de túberas infectadas foi observada em Esperança (28%) com a utilização de batata-semente procedente de Maria da Fé - MG. A maior porcentagem foi observada em Caruaru (94%) com batata-semente obtida diretamente do produtor. Na análise estatística dos dados referentes às cultivares, "Baraka" apresentou maior porcentagem de área infectada e número de lesões, em relação a "Aracy" e "Delta/S".
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/553
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_07.pdf446,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.