Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5522
Título: | O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional |
Autor: | Germano, Alyce Joyce Dias |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7936682472913931 |
Orientador: | Andrade, Juliana Alves de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino;Base Nacional Comum Curricular;Ensino fundamental;Interseccionalidade;Identidade social;Análise de conteúdo (Comunicação) |
Data do documento: | 20-Set-2023 |
Citação: | GERMANO, Alyce Joyce Dias. O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | This article aims to analyze how the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum enable the history curriculum to take on an intersectional character. Therefore, from the content analysis, it was observed how the themes/verbs linked to the categories class, race and gender were addressed in the objects of knowledge and skills proposed by the two documents. Therefore, distinctions and similarities were observed, in the proposals of both, in relation to the articulation of historical content. Furthermore, after the analysis proposed by the article, a higher rate of use and articulation of these categories by the Pernambuco Curriculum was indicated. |
Resumo: | O presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5522 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_alycejoycediasgermano.pdf | 283,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons