Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorGermano, Alyce Joyce Dias-
dc.date.accessioned2024-01-29T12:40:41Z-
dc.date.available2024-01-29T12:40:41Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationGERMANO, Alyce Joyce Dias. O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5522-
dc.descriptionO presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum enable the history curriculum to take on an intersectional character. Therefore, from the content analysis, it was observed how the themes/verbs linked to the categories class, race and gender were addressed in the objects of knowledge and skills proposed by the two documents. Therefore, distinctions and similarities were observed, in the proposals of both, in relation to the articulation of historical content. Furthermore, after the analysis proposed by the article, a higher rate of use and articulation of these categories by the Pernambuco Curriculum was indicated.pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.titleO currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7936682472913931pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_alycejoycediasgermano.pdf283,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons