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Título: Modernização do recife imperial: a construção do mercado público de São José (1875-1880)
Autor: Silva, Gabrielle Brito da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5861154945053466
Orientador: Silva, Wellington Barbosa da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1213688229016782
Palavras-chave: Mercado público;Imperialismo;Modernização;História social
Data do documento: 12-Set-2023
Citação: SILVA, Gabrielle Brito da. Modernização do recife imperial: a construção do mercado público de São José (1875-1880). 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Inaugurated at 11 am, on September 7, 1875, the São José market, which was placed between Rua de Pedro Affonso and the courtyard in front of the Church of Nossa Senhora da Penha, as stated in the documentation, was received with many celebrations. , as it was considered the newest and most modern building in the city of Recife. With its opening, people flocked to the city center in a festive mood to observe it. The transformations that resulted in the construction of the new market began at the end of the 18th century, when Capuchin friars from the Convent of Nossa Senhora da Penha de França asked the then governor, D. Tomás José de Mello, to change the location of the meat market and fish, formerly located in Praça do Polé, where Praça da Independência is currently located, to the centrality where fishing took place, in the neighborhood of São José, soon becoming known as Largo da Ribeira do Peixe. The purpose of this work is to understand how and why it was necessary to create a public establishment, where the main goal was to establish a behavioral pattern mirrored in the transformations that took place in Europe. The creation of the São José Market was involved in a project to transform Recife into a modern and civilized city. Its inauguration in 1875 aimed to replace the old Mercado da Ribeira, a place where, during part of the 19th century, it was occupied by popular people who did popular trade and supply in the city. Analyzing the 19th century, it is possible to observe the building of the public market, as a project resulting from a discourse on modernity and civility, with the purpose of bringing an innovative undertaking, but which was involved in a medical-hygienist project with the intention of regulating a space destined both for food purchases and for the circulation of people.
Resumo: Inaugurado às 11 horas, do dia 7 de setembro de 1875, o mercado de São José que foi colocado entre a rua de Pedro Affonso e o pátio em frente a Igreja de Nossa Senhora da Penha, conforme consta nas documentações, foi recebido sob muitas celebrações, pois era tido como a mais nova e moderna construção da cidade do Recife. Com a sua abertura, as pessoas foram ao centro da cidade com ar festivo para observá-lo. As transformações que resultaram na construção do novo mercado começaram ainda no fim do século XVIII, quando frades capuchinhos do Convento de Nossa Senhora da Penha de França solicitaram ao então governador, D. Tomás José de Mello, a mudança de local do mercado de carne e peixe, antes localizado na Praça do Polé, local onde atualmente é a Praça da Independência, para a centralidade onde aconteciam as pescarias, no bairro de São José, ficando logo conhecido como Largo da Ribeira do Peixe. O presente trabalho tem como propósito, compreender como e porquê se fez necessário a criação de um estabelecimento público, onde se teve como meta principal, estabelecer um padrão comportamental espelhado nas transformações ocorridas na Europa. A criação do Mercado de São José estava envolta em um projeto de transformação do Recife em uma cidade moderna e civilizada. A sua inauguração no ano de 1875 teve como objetivo, substituir o antigo Mercado da Ribeira, local onde durante parte do século XIX, foi ocupado por populares que faziam o comércio popular e de abastecimento na cidade. Analisando o século XIX, é possível observar a edificação do mercado público, como um projeto resultante de um discurso sobre modernidade e civilidade, com o propósito de trazer um empreendimento inovador, porém que estava envolto em um projeto médico-higienista com o intuito de regulamentar um espaço destinado tanto para compras de alimentos quanto para a circulação de pessoas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5510
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