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Título: Metodologia baseada em projetos para desenvolvimento de games em educação remota
Autor: Santana, Gabriel Brito de
Monteiro, Lidiane de Souza
Costa, Diego Marcelo Rodrigues da
Nipo, Daniel Teixeira
Silva, Gabriel Candido da
Alexandre Filho, Paulo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7230692673382057
Orientador: Rodrigues, Rodrigo Lins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5512849006877767
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial (ERE);Jogos educativos;Aprendizagem baseada em projetos
Data do documento: 21-Ago-2023
Citação: SANTANA, Gabriel Brito de, et al. Metodologia baseada em projetos para desenvolvimento de games em educação remota. 2023. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Com o efeito da suspensão das atividades presenciais e a migração das mesmas para os ambientes de aprendizagem online devido a pandemia de COVID-19, um novo desafio surge, o de transição de um ensino remoto de emergência para uma verdadeira educação digital. Neste sentido, buscamos neste estudo validar uma metodologia de ensino baseada em projetos que foi aplicada em um curso de desenvolvimento de jogos em um contexto remoto. Para compreender o efeito da experiência de aplicação desta metodologia nos estudantes, foi aplicado um questionário com escala likert, que mapeia pontos centrais referentes às características da aprendizagem baseada em projetos e em seguida foram realizadas entrevistas para entender com mais detalhes as avaliações feitas pelos estudantes. A partir das informações coletadas, podemos entender que características relacionadas ao formato do curso, como o modo de acesso às aulas, a produção de projetos e a postura dos orientadores, foram consideradas pelos estudantes como muito positivas para o aprendizado, no entanto é perceptível um descontentamento com o trabalho em equipe proposto, sendo esse um ponto a ser melhor trabalhado, devido a falta de experiência e às dificuldades de interação e cooperação que naturalmente surgem neste contexto de ensino remoto.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5500
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