Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5499
Título: Referatório de recursos educacionais para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional
Autor: Silva, Ytalo Paulo Wilian da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4283889973387115
Orientador: Falcão, Taciana Pontual da Rocha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
Palavras-chave: Pensamento computacional;Computador no ensino;Recursos educacionais;Ambiente escolar
Data do documento: 24-Abr-2023
Citação: SILVA, Ytalo Paulo Wilian da. Referatório de recursos educacionais para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional. 2023. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: O Pensamento Computacional (PC) vem se consolidando como habilidade fundamental aos cidadãos do século XXI, voltada para a resolução de problemas de quaisquer áreas do conhecimento. Com a crescente inclusão do PC aos currículos escolares e a aprovação das normas da computação na educação básica pelo Ministério da Educação, os professores precisam se apropriar do conceito e integrá-lo à sua prática docente. Entretanto, há muitos recursos didáticos espalhados em diferentes sites, e nem sempre com as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de facilitar o acesso e promover o uso de recursos educacionais para o desenvolvimento de PC por professores de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. Foi adotado o método de Design Centrado no Humano para compreender o contexto em que o problema se insere e desenvolver soluções adequadas ao público-alvo. Foi desenvolvido o aplicativo móvel PCLib, um referatório em formato de aplicativo móvel para disponibilizar recursos didáticos de PC disponíveis na internet de maneira acessível e eficiente para os professores da educação básica. O aplicativo permite que os professores encontrem facilmente os recursos educacionais classificados por tipo de atividade, pilar e nível de ensino, poupando-lhes tempo e esforço na busca por esses recursos. O aplicativo PCLib é prático, já que pode ser consultado a qualquer momento, fácil de usar e rápido, pois possibilita a filtragem rápida e precisa de recursos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5499
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ytalopaulowiliandasilva.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons