Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494
Título: Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
Autor: Melo, Daniel Lemos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4495434877384543
Orientador: Araújo, Carlos Julian Menezes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3156174527107999
Co-orientador : Andrade, Ermeson Carneiro de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/2466077615273972
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial;Aprendizagem colaborativa;Tecnologia educacional;COVID-19, Pandemia de
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: MELO, Daniel Lemos de. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: With the social isolation measures caused by the pandemic in 2020, educational institutions had to plan alternatives to ensure remote teaching. Among the various approaches, we cite the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) strategy, which seeks, through computers, to promote collaborative teaching remotely. This study seeks to evaluate how the use of the CSCL was during this period of isolation, through a systematic review. From the query in several databases, it was possible to identify 120 works that reported experiences using CSCL. The results indicate considerable success in adopting the CSCL strategy, as well as trends in technology use and approaches in each region of the planet.
Resumo: Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5494
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_daniellemosdemelo.pdf527,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons