Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorSilva, Sérgio José Ribeiro da-
dc.date.accessioned2024-01-25T19:15:13Z-
dc.date.available2024-01-25T19:15:13Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Sérgio José Ribeiro da. O uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5489-
dc.descriptionO atual estudo tem como objetivo a observação, através de pesquisas bibliográficas como metodologia, em análise de artigos embasados em ciência, de como as artes marciais podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, através da ótica da psicomotricidade, suas habilidades psicomotoras, cognitivas e condicionantes. As artes marciais geralmente sofrem preconceito em ambientes escolares e em ambientes onde o público alvo são as crianças, assim como também as crianças autistas geralmente sofrem preconceito através de tratamentos capacitistas. As artes marciais têm se tornado uma forte ferramenta terapêutica para contribuição do tratamento terapêutico das crianças autistas, que contam com suporte de acordo com suas particularidades no desenvolvimento neurológico, tendo vindo à tona os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista que a psicomotricidade trabalha simultaneamente os âmbitos psicomotor, afetivo e social, e consequentemente, a possibilidade das artes marciais serem utilizadas para tais fins, já que também trabalham tais âmbitos.pt_BR
dc.description.abstractThe current study aims to observe, through bibliographic research as a methodology, in the analysis of science-based articles, how martial arts can be used as a therapeutic tool for children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder, through the perspective of psychomotricity, their psychomotor, cognitive and conditioning skills. Martial arts are often prejudiced in school environments and in environments where the target audience is children, as well as autistic children are often prejudiced through empowering treatments. Martial arts have become a strong therapeutic tool to contribute to the therapeutic treatment of autistic children, who have support according to their particularities in neurological development, with the benefits of psychomotricity for the development of autistic children emerging, in view of that Psychomotricity simultaneously works the psychomotor, affective and social spheres, and consequently, the possibility of martial arts being used for such purposes, since they also work in such spheres.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleO uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sergiojoseribeirodasilva.pdf989,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons