Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485
Título: Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física
Autor: Silva, Érika Waléria Paulino da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3571751621160409
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física escolar;Gênero e educação;Identidade de gênero;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: SILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: School is the environment where we experience our first relationships in collectives, in social groups, and also where we have our first experiences of exclusion, prejudice or discrimination. The discussion about gender has been widespread in our society for some time and its concept is always linked to the social moment in which we live. It is an increasingly necessary discussion, especially in the school environment, because it is one of the reasons for the exclusion that we experience at school, with physical education being an important mechanism, since it is in constant contact with the diversity of bodies and their cultures. This research is a bibliographical survey of the last three years (2020-2023) that seeks to identify what has been scientifically produced on gender in physical education. In view of the analysis of the data collected, it was noticed that the concept of gender is somewhat similar between authors, in addition to everyday problems are constantly punctuated and research that deals with gender issues with breadth, covering LGBTQIA+ guidelines or people who do not identify in gender some are almost nil, which makes us reflect on how much we still need to research on the subject.
Resumo: A escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_erikawaleriapaulinodasilva.pdf938,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons