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Título: Programas de Educação Ambiental em Planos Básicos Ambientais em Pernambuco
Autor: Brito, Thalyta Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7962443506502096
Orientador: Meunier, Isabelle Maria Jacqueline
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9202793669201466
Palavras-chave: Educação ambiental;Construção civil;Legislação ambiental;Licenças ambientais;Impacto ambiental - Avaliação
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: BRITO, Thalyta Souza. Programas de Educação Ambiental em Planos Básicos Ambientais em Pernambuco. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This work aimed to describe and characterize the Environmental Education Programs (EEP) that are part of the Basic Environmental Plans (BEP) of environmental studies presented in licensing processes related to undertakings and civil construction works in Pernambuco. The electronic portal of the State Agency for the Environment - SAE provides access to projects, from which the study reports containing the Basic Environmental Plans (BEP) proposed in the period from 2011 to 2021 were selected. civil construction, with special attention to proposals for Environmental Education Programs (EEP). In the analyzed period, there are one hundred and fifty-one processes presented on the SEA website, but only civil construction projects that required an Environmental Impact Study and Environmental Impact Report were developed. A matrix with indicators related to execution and performance was developed for the analysis of EEP proposals. It was identified that most of the projects, which presented at least regular quality, were beneficial for water resources. A portion of 73%, of a total of twenty-six projects developed by the enterprises, presented EEP in their planning. When they exist, the actions of the EEP related to works and civil construction projects in Pernambuco were considered generic and with few contributions to the local community.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo descrever e caracterizar os Programas de Educação Ambiental (PEA) integrantes dos Planos Básicos Ambientais (PBA) de estudos ambientais apresentados em processos de licenciamento referentes a empreendimentos e obras da construção civil em Pernambuco. O portal eletrônico da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH disponibiliza o acesso a projetos, dos quais foram selecionados os relatórios de estudos contendo os Planos Básicos Ambientais (PBA) propostos no período de 2011 a 2021. Essa seleção teve como enfoque os empreendimentos e obras da construção civil, com especial atenção para as propostas de Programas de Educação Ambiental (PEA). No período analisado existem cento e cinquenta e um processos presentes no site da CPRH, mas foram analisados apenas os empreendimentos da construção civil que necessitaram de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. Uma matriz com indicadores referentes à execução e desempenho, foi desenvolvida para análise de propostas de PEA. Foi identificado que a maioria dos projetos, que apresentaram qualidade ao menos regular, foi voltada para os recursos hídricos. Uma parcela de 73%, de um total de vinte e seis projetos analisados dos empreendimentos, apresentou PEA em seu planejamento. Quando existem, as ações do PEA relacionadas a obras e empreendimentos da construção civil em Pernambuco foram consideradas genéricas e com poucas contribuições para a comunidade local.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5474
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Sede)

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