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Título: No pain, no game: as dificuldades e boas práticas do desenvolvimento de jogos durante game jams, um estudo de caso
Autor: Santos, Lucas André dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9608711234485905
Orientador: Nascimento, Leandro Marques do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9163931285515006
Palavras-chave: Jogos digitais;Desenvolvimento de jogos;Incubadora de ideias;Cooperação intelectual
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: SANTOS, Lucas André dos. No pain, no game: as dificuldades e boas práticas do desenvolvimento de jogos durante game jams, um estudo de caso. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: With the evolution of technology and popularization of digital games, the gaming market has been growing over the years and consequently reaching billionaire revenues. It is estimated that the gaming industry is valued at approximately U$154 billion. Aiming to fulfill the dream of working with games, added to the appeal of financial return, more and more people are attracted to develop their own games. However, creating a game is a multi-step process, which can be underestimated in terms of its difficulties, especially for independent developers. Thus, the scenario of a game jam can help developers to train their skills and improve game creation. In this context, the objective of this work is to investigate whether it is possible to develop games with good results in a game jam, by analyzing difficulties and good practices found in the development of known games and raised in literature. Also, find out what can be done to make solo game jam development more efficient. Based on a bibliographic review, the difficulties and good practices encountered by independent developers and game companies during game production were identified. For the application of the research, the author participated in game jams, in order to apply the recommendations of good practices found during the previous stage, having participated in a total of four different game jams. As a result, it was possible to observe a significant evolution at the end of each game jam, since the difficulties encountered during each of the jams were corrected during the execution of the next jam. Finally, a satisfactory result was obtained in the execution of the last game jam, delivering a complete game that went through all stages of the development process.
Resumo: Com a evolução da tecnologia e popularização dos jogos digitais, o mercado de jogos vem crescendo com o passar dos anos e em consequência atingindo receitas bilionárias. Estima-se que a indústria de jogos está avaliada em aproximadamente U$ 154 bilhões. Visando realizar o sonho de trabalhar com jogos, somado ao apelo do retorno financeiro, cada vez mais pessoas são atraídas para desenvolver seus próprios jogos. Entretanto, a criação de um jogo é um processo com diversas etapas, que pode ser subestimado com relação a suas dificuldades, principalmente por desenvolvedores independentes. Assim, o cenário de uma game jam pode servir para auxiliar desenvolvedores a treinar suas habilidades e se aprimorarem na criação de jogos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar se é possível desenvolver jogos com bons resultados em uma game jam, ao analisar dificuldades e boas práticas encontradas no desenvolvimento de jogos conhecidos e levantados na literatura. Além disso, descobrir o que é possível fazer para tornar o desenvolvimento solo em game jam mais eficiente. Baseado em uma revisão bibliográfica, foi identificado as dificuldades e boas práticas encontradas por desenvolvedores independentes e empresas de jogos durante a produção de um jogo. Para a aplicação da pesquisa, o autor participou de game jams, com o intuito de aplicar as recomendações de boas práticas encontradas durante a etapa anterior, tendo participado de um total de quatro game jams distintas. Como resultado, foi possível observar uma evolução significativa ao fim de cada game jam, visto que as dificuldades encontradas durante cada uma das jams, eram corrigidas durante a execução da jam seguinte. Por fim, foi obtido um resultado satisfatório na execução da última game jam, entregando um jogo completo e que passou por todas as etapas do processo de desenvolvimento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5402
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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