Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5384
Título: Produtividade da cana-de-açúcar e uniformidade de vazão do sistema de gotejamento subsuperficial pulsado e contínuo
Autor: Silva, Bruna Braz da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2071286086320009
Orientador: Silva, Manassés Mesquita da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2249840331584869
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Irrigação por gotejamento;Irrigação agrícola;Produtividade da planta
Data do documento: Set-2022
Citação: SILVA, Bruna Braz da. Produtividade da cana-de-açúcar e uniformidade de vazão do sistema de gotejamento subsuperficial pulsado e contínuo. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A irrigação por gotejamento subsuperficial no cultivo da cana-de-açúcar proporciona um acréscimo na produtividade e eficiência do uso da água. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a uniformidade de vazão do sistema de irrigação e produtividade da cana-de-açúcar sendo cultivada por gotejamento subsuperficial pulsado e contínuo. O experimento foi conduzido na Estação Experimental de Cana-de-Açúcar de Carpina (EECAC), centro de pesquisa que pertence à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sendo instalado um experimento utilizando o delineamento experimental de blocos casualizados com esquema fatorial 2 x 5, sendo o primeiro fator a irrigação pulsada e contínua e o segundo fator as lâminas de reposição da evapotranspiração da cultura (40, 60, 80, 100, 120% da ETc), totalizando 40 tratamentos. Cada tratamento contém 4 fileiras duplas e foi realizado o teste de uniformidade na área útil do experimento, que consiste nas 2 fileiras duplas centrais do tratamento. A uniformidade de vazão foi calculada através do coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e a produtividade foi avaliada através do peso total dos colmos da área util. A aplicação da lâmina de irrigação pulsada gerou uma produtividade média de 147, 44 mg/ha, ocasionado um acréscimo de 9,20% na produtividade quando comparado com a lâmina de irrigação contínua, sendo esta 135,02 mg/ha. Dentre as lâminas de reposição da ETc foi possível alcançar o máximo rendimento da cultura com a lâmina de 102%. O coeficiente de uniformidade de vazão das lâminas de aplicação pulsada e contínua foi de, respectivamente 97,1% e 91,4%, entretanto não houve diferença significativa entre as vazões.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5384
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_brunabrazdasilva.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons