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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5357
Título: | Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular |
Autor: | Silva, Natasha Hevelyn Oliveira da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1376953044534321 |
Orientador: | Sousa, João Morais de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9057718684364301 |
Palavras-chave: | Cultura política;Cultura popular;Coco (Dança);Memória;Identidade cultural;Igarassu (PE) |
Data do documento: | 13-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Natasha Hevelyn Oliveira da. Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Located in the field of cultural studies, from a sociological point of view, this research addresses the manifestation of Coco de Roda in the municipality of Igarassu. Tangenting the aspects of identity and memory, this work aims to identify which practices and knowledge of the makers of coco de roda in Igarassu that contribute to the construction of cultural identities that resist the domination of mass culture, the cultural industry and the impositions of local political power. In the theoretical framework, culture is understood as a system of symbols (Geertz, 1978) constructed through the socialization process, that is, it is about the customs, habits, codes and beliefs that are learned by the subjects from their insertion in the society. society (Laraia, 2020). Even to understand culture, it is necessary to understand it as a social and material process, so that questions related to the economy are not separated from culture, composing an inseparable totality. From this perspective, the meaning of culture is closely connected to social conflicts, political issues and the entire framework of power relations present in societies (Canclini, 1983; Williams, 2011). And popular culture as referring to the traditions, customs, uses and memories of the popular classes (Bosi, 2000), where conflict also prevails and a threshold is established between agency and structure, the structure of domination produced by a legitimizing identity and the agency produced by an identity of resistance (Castells, 1999). In this sense, we understand popular culture as tenacious and capable of resisting and building counter-hegemonic alternatives (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). Regarding the methodology, we used the qualitative method, having symbolic interactionism as a theoretical-methodological framework. For data collection, direct and participant observation techniques and semi-structured interviews were used. As an analysis technique, content analysis was used. The research results showed that the cultural groups of coco de roda suffer from widespread devaluation by the government, but that they have been resisting and contributing to the formation of participatory, solidary and counter-hegemonic identities. Therefore, the social impact of this research lies in revealing these realities, promoting visibility for the theme and strengthening the construction of other works and public policies that value popular culture as part of the development of a human, integrated and diverse society. |
Resumo: | Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5357 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
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