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Título: O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 sob o efeito da pandemia da COVID-19.
Autor: Lages, Ágatha Siqueira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6681520873652737
Orientador: Souza, Poema Isis Andrade de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2017359154121135
Palavras-chave: Economia do esporte;Esportes e turismo;Eventos esportivos;Pandemia;COVID-19
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: LAGES, Ágatha Siqueira. Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 sob o efeito da pandemia da COVID-19. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the performance of the São Paulo Grand Prix, which took place with a full audience in November 2021, in the context of a country in the early stages of resuming public attendance at events following the social isolation measures due to the COVID-19 pandemic. Consequently, a comparison was made with the 2019 and 2022 editions of the event, which did not require the adoption of biosafety measures to prevent the spread of the coronavirus. The research methodology employed can be classified as descriptive, bibliographic, and documentary. In collecting information and secondary data, articles, books, websites, and reports prepared by the São Paulo Tourism and Events Observatory (OTE), in collaboration with the Center for Tourism Economy Intelligence (CIET) at the Getúlio Vargas Foundation (FGV), and the São Paulo State Commerce Federation (Fecomércio-SP) Tourism Council were utilized. The main findings indicate that the event attracts a larger audience each year, contributing to tourism, revenue generation, and job creation in the city of São Paulo. Additionally, the event has a significant impact on the city's image due to its strong media performance and is used by the government to promote political values. Therefore, the result of this study suggests that the 2021 edition of the event demonstrated a positive performance, even in the midst of a still delicate public health scenario.
Resumo: A finalidade deste estudo é analisar o desempenho do Grande Prêmio de São Paulo, realizado com a presença total de público em novembro de 2021, no contexto de um país em fase inicial da retomada da presença de público em eventos após o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. Desta forma, foi realizado uma comparação com as edições de 2019 a 2022 do evento, que não demandaram a adoção de medidas de biossegurança para prevenir a disseminação do coronavírus. A metodologia da pesquisa utilizada pode ser classificada como descritiva, bibliográfica e documental. Para a coleta de informações e dos dados secundários, foram utilizados artigos, livros, sites e relatórios elaborados pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (OTE), em colaboração com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Conselho de Turismo da Fecomércio - SP. Os principais resultados encontrados foram que a cada ano o evento alcança um público maior, atraindo turismo, geração de receita e empregos para a cidade de São Paulo. Além disso, o evento gera um forte impacto para a imagem da cidade, pelo bom desempenho midiático; e é utilizado pelo governo para propagação de valores políticos. Portanto, o resultado encontrado é que a edição do evento no ano de 2021 apresentou um desempenho positivo mesmo diante de um cenário ainda delicado no que se refere à saúde pública.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5348
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