Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5344
Título: | O papel da educação financeira para a juventude: estratégias de construção de uma relação saudável com o dinheiro |
Autor: | Souza, Thayná Valesca Ramos de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2071420323826118 |
Orientador: | Oliveira, Isabel Cristina Pereira de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4745142041015422 |
Palavras-chave: | Educação financeira;Jovens;Dívidas pessoais;Ensino médio |
Data do documento: | 15-Set-2023 |
Citação: | SOUZA, Thayná Valesca Ramos de. O papel da educação financeira para a juventude: estratégias de construção de uma relação saudável com o dinheiro. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | The objective of this work is to present the role of financial education for youth through a training program for high school students as a strategy to promote a healthy relationship with money. The research method used in the study was qualitative and exploratory. Bibliographic research was employed for data and information collection. In the conducted research, it was observed that the indebtedness of young people in Brazil is increasing, and financial education can help reduce this indicator. Furthermore, based on the evaluation of the pilot project on financial education for high school students, it yielded relatively better results when compared to the control groups. The research results conclude that financial education is a highly relevant topic for high school students and is indispensable in shaping young individuals who are conscious of everything related to the financial system. Therefore, it is evident that financial education taught to young people in schools provides the necessary information so that in the near future, they not only gain clarity and balance in managing their family budgets but also acquire knowledge that leads to financial independence. |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo apresentar o papel da educação financeira para a juventude a partir de um programa de formação para estudantes do Ensino Médio como estratégia de contribuir para uma relação saudável com o dinheiro. O método utilizado na pesquisa foi o qualitativo e exploratório. Para coleta de dados e informações foi usado a pesquisa bibliográfica. Nas pesquisas realizadas, percebeu-se que o endividamento dos jovens no Brasil está aumentando e que a educação financeira pode auxiliar na diminuição desse indicador. Além disso, a partir da avaliação do projeto piloto sobre educação financeira para jovens do Ensino Médio, apresentou resultados relativamente melhores quando comparados com os grupos de controle. Concluiu-se, com os resultados da pesquisa, que a educação financeira é um tema de grande relevância para os alunos do ensino médio, sendo indispensável na formação de jovens conscientes de tudo que envolve o sistema financeiro. Portanto, constata-se que a Educação Financeira ensinada aos jovens nas escolas, disponibiliza as informações necessárias, para que em um futuro breve os mesmos obtenham não somente lucidez e equilíbrio ao tratar o orçamento familiar, mas também conhecimentos que impliquem em sua independência financeira. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5344 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_thaynavalescaramosdesouza.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons