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Título: O consumo por aplicativo de delivery de comida: um estudo sobre a percepção dos consumidores em Recife - PE.
Autor: Freitas, Carlos Artur Oliveira
Orientador: Leão, Éder Lira de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Serviços de entrega de comida;Aplicativos móveis
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: FREITAS, Carlos Artur Oliveira. O consumo por aplicativo de delivery de comida: um estudo sobre a percepção dos consumidores em Recife - PE. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: The process of technological transformation has enabled us to evolve far beyond just faster communication, but also evolution in the way we consume. In this context, consumption through food delivery apps stands out. With society increasingly developed and with less time, the consumer market for mobile applications has taken on a large proportion and has become part of the routine of people from Recife, whether at home or away from home. As a result, consumer behavior underwent changes and became the focus of this research along with the path taken to achieve this reality. In this scenario, the study is guided by the following question: What is the perception and how does the purchasing behavior of consumers using delivery apps work? The general objective is to explore various aspects related to this consumer market, to understand the perception of users of Ifood and other food delivery applications. Research using an online form was used as a methodology in conjunction with bibliographical research, based on a descriptive study with a qualitative approach. The study was limited to the city of Recife-PE, with the population being people who consume food through a food delivery app in this city and a sample of 89 consumers, who fit into a non-probabilistic sample, with whom an appropriate structured questionnaire was applied. to the objectives of this research, and the results were subsequently analyzed using descriptive statistics. As a conclusion of this study, it was evident that consumers seek practicality, time savings and use the service as a form of reward, opting for applications due to ease, clarity of information, variety, judging them as relevant in decision making.
Resumo: O processo de transformação tecnológica, nos possibilitou evoluções muito além do que apenas a comunicação de forma mais rápida, mas como também a evolução na forma de consumo. Nesse contexto destaca-se o consumo por aplicativos de delivery de comida. Com a sociedade cada vez mais desenvolvida e com menos tempo, o mercado de consumo por aplicativos móveis tomou grande proporção e caiu na rotina dos recifenses, seja em casa ou fora do seu lar. Com isso, o comportamento do consumidor passou por mudanças e tornou-se foco desta pesquisa junto com o caminho percorrido até essa realidade. Nesse enredo, o estudo é guiado pela seguinte indagação: Qual a percepção e como funciona o comportamento de compra dos consumidores de aplicativos de delivery? O objetivo geral consiste em explorar diversos aspectos relacionados a esse mercado consumidor, para compreender a percepção dos usuários do Ifood e de outros aplicativos de delivery de comida. Foi utilizada como metodologia a pesquisa através de formulário online em conjunto com a pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. O estudo que se delimitou a cidade do Recife-PE, tendo como população as pessoas que consomem por aplicativo de delivery de comida desta cidade e uma amostra de 89 consumidores, que se enquadram numa amostra não probabilística, com quem foi aplicado um questionário estruturado apropriado aos objetivos desta pesquisa, e os resultados foram posteriormente analisados utilizando estatística descritiva. Como conclusão desse estudo ficou evidente que os consumidores buscam praticidade, economia de tempo e utilizam o serviço como forma de recompensa, optam pelos aplicativos em função da facilidade, clareza de informações, pela variedade, julgando como relevantes na tomada de decisão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5321
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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