Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5301
Título: | Educação em saúde para prevenção das Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar causadas por parasitos com ênfase na Saúde Única |
Autor: | Silva, Andreza Jocely da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3986248628167640 |
Orientador: | Oliveira, Jaqueline Bianque de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2856383385211373 |
Palavras-chave: | Educação em saúde;Material didático;Doenças parasitárias;Promoção da saúde;Saúde única |
Data do documento: | 3-Jun-2022 |
Citação: | SILVA, Andreza Jocely da. Educação em saúde para prevenção das Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar causadas por parasitos com ênfase na Saúde Única. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Food and Water Transmitted Infections (FWTI) affect mainly socioeconomically vulnerable populations in developing countries, with children being the most affected. The FWTI interfere with children's physical and cognitive development and can even lead to their death. Approaches in the context of One Health are important in the management and control of these infections, along with health education, which is one of the main strategies in the fight against these diseases. Those approaches enable changes in habits that are capable of life quality improvement, being the school environment a convenient space for health promotion, prevention, and education. Therefore, the objective of this research was to carry out activities, build didactic material and evaluate its effectiveness in health promotion regarding the FWTI, using the One Health approach in two municipal schools in the city of Recife, Pernambuco. The educational actions were carried out with 8th and 9th grade students and took place in three moments: (1) application of a questionnaire before the educational actions, to verify the knowledge they already had on the subject; (2) educational activities that consisted of video presentation, reading and delivery of cordel literature, bingo game and human board game; (3) application of the same questionnaire after the educational activities were completed to verify the learned knowledge. In total, 86 students participated in the study. In the first assessment, 40.2% said they didn’t know the FWTI; 83.7% reported not being aware of how FWTI are transmitted; 82.6% didn’t know how to prevent FWTI; 100% didn’t know what is One Health and 100% didn’t know the relationship between One Health and FWTI. In the second evaluation, 100% became aware of all the mentioned FWTI; 81.4% and 83.7% said they were aware of how FWTI are transmitted and prevented, respectively; 66.3% came to understand the concept of One Health and 24.4% said they understood the relationship between One Health and the FWTI. Statistical analysisshowed (p ≤ 0.05) that the educational actions and the used materials contributed to the students' learning on the topic addressed, demonstrating that an actively methodology is quite effective for the apprehension and fixation of information. The results also show the importance of One Health theme’s implementation in school curriculum, since the earlier society learns about its place in the environment, the higher awareness of their impact about it. |
Resumo: | As Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar (ITHA) atingem, sobretudo, pessoas socioeconomicamente vulneráveis em países em desenvolvimento, sendo as crianças as mais acometidas. As ITHA interferem no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, podendo inclusive levá-las à morte. Abordagens no contexto da Saúde Única são importantes no gerenciamento e controle dessas infecções. Ações de educação em saúde se constituem emestratégias importantes para o controle de doenças, possibilitando mudanças de hábitos que são capazes de contribuir para melhoria na qualidade de vida, sendo o ambiente escolar um espaço conveniente para a promoção, prevenção e educação em saúde. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi realizar atividades, produzir material didático e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das ITHA, utilizando a abordagem Saúde Única, em duas escolas municipais da cidade do Recife, Pernambuco. As ações educativas foram realizadas com alunos do 8º e 9º ano e aconteceram em três momentos: (1) aplicação de um questionário antes das ações educativas, para verificação dos conhecimentos/saberes que eles já tinham sobre a temática; (2) realização das atividades educativas que consistiram de apresentação de vídeo, leitura e entrega de literatura de cordel, jogo de bingo e de tabuleiro humano; (3) aplicação do mesmo questionário após as atividades educativas para verificação dos conhecimentos aprendidos. Em total, participaram do estudo 86 alunos. Na primeira avaliação, 40,2% disseram não conhecer as ITHA; 83,7% informaram não ter ciência de como se dá a transmissão; 82,6% não sabiam as formas de prevenção; 100% não sabiam o que era Saúde Única e 100% não sabiam a relação entre a Saúde Única e as ITHA. Já na segunda avaliação, 100% passaram a conhecer todas as ITHA mencionadas; 81,4% e 83,7% afirmaram ter ciência de como se transmite e se previne as ITHA, respectivamente; 66,3% passaram a entender o conceito de Saúde Única e 24,4% disseram entender a relação entre a Saúde Única e as ITHA. A análise estatística mostrou (p ≤ 0,05) que as ações educativas e o material didático utilizados contribuíram na aprendizagem dos alunos sobre a temática abordada, demonstrando que uma metodologia mais ativa é bastante eficaz para a apreensão e fixação de informações. Os resultados também denotam a importância de as escolas implementarem temas relacionados com a Saúde Única no currículo, pois quanto mais cedo se aprende sobre seu lugar no meio ambiente, mais consciência sobre os impactos causados se tem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5301 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andrezajocelydasilva.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons