Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5299
Título: Conhecimentos e emoções em relação às abelhas e outros animais por estudantes de escolas públicas da Zona da Mata Norte, Pernambuco, Brasil.
Autor: Santos, Rayane Karoline Silva dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9755859774741987
Orientador: Alves, Ângelo Giuseppe Chaves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9733905079544308
Palavras-chave: Etnobiologia;Educação;Relação humano-animal;Abelhas sem ferrão
Data do documento: 5-Mar-2021
Citação: SANTOS, Rayane Karoline Silva dos. Conhecimentos e emoções em relação às abelhas e outros animais por estudantes de escolas públicas da Zona da Mata Norte, Pernambuco, Brasil. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Human beings have "an Sate emotional tendency to affiliate with other living beings". This affiliation would have evolved Sing biocultural evolution, which allowed human beings to evolve successfully. "Love" for nature is an important factor that drives lmmans to conserve nature. However, in contrast to positive effects (biophilia), there is biophobia, which consists of the predisposition of human beings to express negative effects, such as fear, aversion, ad other feelings.' These negative feelings are often intended for insects. The activity of stingless bee raising promotes the conservation of these insects, stimulating biophilic attitudes towards these animals. The school provides a broad place for discussions and approaches to topics related to nature conservation. Thus, it is believed that students who are related with meliponicultors present, in their speeches and in their school activities, knowledge about stingless bees and other biodiversity components. Therefore, the objective of this study was to investigate the knowledge and attitudes related to animal diversity with students in a public school, in a rural location, where several farmers who raise native bees live. The research was carried out in the municipalities of Timbaiba and Macaparana with students who lived in the locality of Sitio rmai, where several meliponicultors live. A free list with Ewe questions ("Which animals the Xixi forest has?'; "Which animals does your family raise?"; "Which animals do you like most?"; "Which animals do you like least?" and "Write about the Uruott bee') was applied. The first four questions were analyzed using Anthropac that generated salience indices, while the last one was analyzed using descriptive statistics. Through the results, it was possible to identify the animal category "snake" as the most prominent for the first question, while for the second one the category "dog" was the most relevant For the third question, which talk about positive feelings, the categories "cat" and "dog" were the most evident, showing how domestic animals are more easily perceived in a positive way. In contrast, the fourth question, which is about negative feelings, had the category "snake" highlighted again. For the fifth question, the students demonstrated different knowledge about the Unica bee, emphasizing the categories ecological-scientific, utility and management and behavior. Thus, it is possible to in that students present different knowledge about unicu bees and the local Lima, presenting more biophobic than biophilic relationships with the bees.
Resumo: Os seres humanos possuem “uma tendência emocional inata de se afiliarem a outros seres vivos”, esta afiliação teria evoluído durante a evolução biocultural este processo permitiu um sucesso evolutivo aos seres humanos. O “amor” pela natureza é um importante fator que leva os seres humanos a conservarem a natureza em contrapartida aos afetos positivos (biofilia), se tem a biofobia, na qual consiste na predisposição dos seres humanos a expressarem afetos negativos como o medo, a aversão entre outros sentimentos, esses sentimentos negativos muitas vezes são destinados aos insetos. A atividade da criação de abelhas sem ferrão é uma atividade que promove a conservação destes insetos, assim como estimula atitudes biofílicas a respeito destes animais. A escola constitui um ambiente amplo para discussões e abordagens de temas relacionados à conservação da natureza. Dessa forma, acredita-se que estudantes que apresentem parentesco com meliponicultores apresentaram em seus discursos e nas suas atividades escolares conhecimentos sobre as abelhas sem ferrão e outros componentes da biodiversidade. Sendo assim, objetivou-se com este estudo, investigar o conhecimento e atitudes referentes à diversidade animal junto a estudantes em uma escola pública, numa localidade rural onde vivem diversos agricultores que criam abelhas nativas. A pesquisa foi realizada nos municípios de Timbaúba e Macaparana com estudantes que residiam na localidade do Sítio Xixá, onde residiam diversos meliponicultores. Foi aplicada uma lista livre com cinco perguntas (“Quais os animais que tem na mata de Xixá?”, “Quais os animais que a sua família cria?”, “Quais os animais de que você mais gosta?”, “Quais os animais de que você menos gosta? e “Escreva sobre a abelha Uruçu:”), as quatro primeiras perguntas foram analisadas através do Anthropac gerando índices de saliência e o último questionamento foi analisado através de estatística descritiva. Os resultados obtidos para o primeiro questionamento à categoria “cobra” mais se destacaram. Para o segundo questionamento a categoria animal “cachorro” mais se destacou. Para o terceiro questionamento as categorias animais “gato” e “cachorro” mais se destacaram. Para o quarto questionamento a categoria “cobra” mais se destacou novamente. Para o quinto os estudantes demonstraram diversos conhecimentos sobre as abelhas uruçu. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes apresentam diversos conhecimentos sobre as abelhas uruçu e a fauna local, apresentam uma relação mais biofóbica que biofílica com as abelhas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5299
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rayanekarolinesilvadossantos.pdf299,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons