Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5292
Título: Revisão sistemática de literatura sobre cupins brasileiros (Insecta: Blattodea – Termitoidae) nos aspectos taxonômicos, ecológicos e genéticos: atualização.
Autor: Pereira, Caroline Gomes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8173372791753559
Orientador: Oliveira, Marco Aurélio Paes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9909174806823080
Co-orientador : Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3921810982238132
Palavras-chave: Insetos;Térmita;Cientometria
Data do documento: 25-Abr-2023
Citação: PEREIRA, Caroline Gomes. Revisão sistemática de literatura sobre cupins brasileiros (Insecta: Blattodea – Termitoidae) nos aspectos taxonômicos, ecológicos e genéticos: atualização. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Diante da importância ecossistêmica dos térmitas, principalmente na região tropical, o estudo visou trazer por meio de uma revisão de literatura, evidências científicas destacando aspectos ecológicos, genéticos e taxonômicos. No contexto da taxonomia, uma breve abordagem pelas Famílias Kalotermitidae, Rhinotermitidae, Serritermitidae e a Termitidae, na qual possibilitou compreender sobre as comunidades de cupins. Alguns aspectos relevantes sobre o ecossistema e contexto histórico dos cupins foram apontados, tais quais as estruturas taxonômicas, a diversidade e riqueza de espécie, bem como, a abundância e biomassa das populações. Neste contexto, o percurso metodológico escolhido foi sobre o conhecimento da espécie estudada, organizar os dados relevantes considerados no critério de inclusão, compactar e expor os dados colhidos. Esses caminhos foram alguns dos requisitos necessários para a construção da presente revisão da literatura mista (Integrativa e Sistemática) do campo do conhecimento. A partir das produções intelectuais, com destaque em trabalhos atualizados de teóricos, reunindo: Taxonomia, Ecologia e Genética, sobre os cupins, utilizaram-se também considerações práticas a fim de fornecer suporte literário científico à formação de novos pesquisadores da área. Os artigos foram separados por temas e organizados em ordem alfabética de autores nos computadores do LABOPRAG (Laboratório de Pragas Urbanas) na UFRPE. A análise cienciométrica dos artigos que foram coletados e armazenados digitalmente no LABOPRAG relatou que a partir do ano de 2016 a maioria das pesquisas realizadas com cupins está relacionada a área de Ecologia. Levando pelo caráter taxonômico, a família Termitidae teve maior representatividade nas pesquisas reunidasdas a partir do mesmo ano.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5292
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carolinegomespereira.pdf455,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons