Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/528
Título: Detecção de Pseudomonau syringae pv. tomato como epifítica em folhas e raízes de tomateiro e de ervas daninhas, pelo uso da técnica de infiltração a vácuo
Autor: Mariano, Rosa de Lima Ramos
Mccarter, States M.
Palavras-chave: Ervas daninhas;Tomate;Doenças bacterianas das plantas
Data do documento: 1992
Citação: Mariano, Rosa de Lima Ramos; Mccarter, States M. Detecção de Pseudomonau syringae pv. tomato como epifítica em folhas e raízes de tomateiro e de ervas daninhas, pelo uso da técnica de infiltração a vácuo. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 29-34, 1992.
Abstract: Pseudomonas syringae pv. tomato foi detectada pelo uso da técnica de infiltração a vácuo em folhas de Chenopodium album, Digitalis sanguinata, Lepidiurn virginicum, e Xanthium pensylvanicum, em raízes e folhas de tomateiro (Lycopersicon esculenfum) e no solo. As amostras foram coletadas na Fazenda Experimental da Universidade da Georgia, Athens, GA, USA e processadas em laboratório para obtenção da suspensão a ser infiltrada a vácuo em plantas de tomate, cultivar FM 6203, considerada suscetível á bactéria. As plantas foram incubadas por 15 dias em câmara de crescimento. a uma temperatura de 18-20%. A detecção foi fundamentada no aparecimento de lesões típicas da mancha bacteriana pequena, e a identificação etiológica foi realizada através de isolamento em meio de cultura King B, teste de oxidase, hidrolise da arginina, nucleação de gelo, hipersensibilidade em fumo e patogenicidade em tomateiro. Considerando-se os resultados obtidos e trabalhos análogos, já publicados, a técnica toma-se recomendável para futuros estudos epidemiológicos desta bactéria.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/528
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_03.pdf273,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.