Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279
Título: | O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio |
Autor: | Lopes, André Bezerra Amorim |
Orientador: | Leite, Bruno Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4932752031807872 |
Palavras-chave: | Ensino de química;Instagram (Rede social on-line);Aprendizagem;Ensino médio |
Data do documento: | 11-Set-2023 |
Citação: | LOPES, André Bezerra Amorim. O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | The broad development of Information and Communication Technologies (ICT) and, later, Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in Education has made significant advances, making the teaching and learning process more effective and efficient. Such technologies have also allowed students (users in general) to access information and resources more quickly and easily, learn in a more collaborative and personalized way, and develop skills for the 21st century. Social networks have become popular among young people, most of them are registered on at least one of them. Instagram has presented itself as an educational resource for teaching Chemistry shared by profiles of teachers and science enthusiasts. Given this range of shared digital material, the following research presented aims to analyze the Instagram profile @quimica.massa through an explanatory qualitative approach as a resource to facilitate the teaching of Chemistry in High School through the use of memes, images and videos that accompany the subjects covered in the classroom. |
Resumo: | As pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andrebezerraamorimlopes.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons